×
Pontos de Interesse no Concelho de Monção
Igreja Matriz de Sago (Perral)
Igreja Matriz de Sago tem como protetor, tal como a freguesia, São Miguel. Este templo pode pertencer ao período anterior ao século XII e, depois de ser vigararia da apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, passou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
Igreja Matriz de Santa Maria (Hospital)
A Igreja de Santa Maria estava descrita nas Inquirições Paroquiais de 1258 de D. Afonso III como pertencentes ao Bispado de Tui, no território de entre o Lima e o Minho. Viria a pertencer à Diocese de Viana do Castelo em 1977.
Igreja Matriz de São João Batista (Vila Franca)
A cronologia indica a época românica do século XII, mas tem as suas primeiras referências em 1258, na primeira listagem das igrejas situadas no território de Entre o Lima e o Minho, pertencentes ao Bispado de Tui.
Igreja Matriz de São João (Pereiro)
Dedicada a São João Batista, resta apenas o que as Inquirições indicam, sendo esta igreja de um período anterior. O templo é referido como abadia da apresentação dos Abreus, Senhores da Casa dos Regalados e do Paço de Coucieiro. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
Igreja Matriz de São Julião (Torre de Cima)
A igreja de São Julião é uma edificação do início do século XVIII. Na lista das igrejas situadas a norte do Lima, de 1320, Badim pertencia a Valadares com a designação de "São Julião de Badim de Susã". Só no século XX passou a pertencer à diocese de Viana do Castelo.
Igreja Matriz de Segude (Outeiro, Segude)
A Igreja de São Paio remonta ao período anterior às Inquirições, aparecendo em 1320 no catálogo das igrejas situadas Entre o Lima e o Minho. Nos finais do século XVI foi doada ao Marquês de Vila Real e seus sucessores. Começou a pertencer à Comarca de Viana do Castelo em 1977.
Igreja Paroquial de Abedim (Abedim)
Igreja de Santa Maria, Paroquial de Abedim, é de um período anterior a 1258, por estar referenciada nas Inquirições de D. Afonso III. Entrando numa verdadeira ruína, no início do século XVIII, o padre de Abedim aproveitou as pedras das ruínas para a construção da sua igreja.
Igreja Paroquial de Barbeita (Santiago)
Sanctus Salvator e Barveita, assim aparece referenciada na relação das igrejas, pertencendo integralmente ao bispado de Tui e elaborada um pouco antes ou depois de D. Sancho III mandar realizar as Inquirições.
Igreja Paroquial de Bela (Marco)
Após a extinção de outras duas paróquias, Santo André de Torre e Santa Eugénia de Barbeita, a Igreja de Bela é uma construção tardia, com indicação para os finais do século XVI e princípios do século XVII.
Igreja Paroquial de Cambeses (Cambeses)
A primeira referência à Igreja Paroquial de Cambeses surge em 1258 pelas Inquirições Paroquiais de 1258, no entanto a povoação é muito mais antiga. Só em 1977 esta igreja entrou para a Diocese de Viana de Castelo.