Situado no coração do Concelho de Monção, o território de Cambeses tem nesta palavra a derivação de "Camba", que poderá significar terra de proveniência dos povoadores ou então poderá ter o sentido de "na manumária, moinho de pão".
Contudo é na certeza de que este território já constava como Villa de Cambeses quando, em 991, este mesmo território foi doado a Compostela pelo rei Bernudo II. A antiga freguesia de São Salvador de Cambeses foi constituída nos primórdios da Nacionalidade, em que administrativamente era feito igualmente pelo termo da Penha da Rainha, passando depois para o atual concelho de Monção.
Segundo a contextualização geográfica feita pela Junta de Freguesia este território de Cambeses, como basicamente a maior parte dos territórios vizinhos, foi povoado por romanos, pelos suevos e visigodos, tendo a freguesia surgido depois da reconquista.
Este ponto está situado na localidade Outeiro, Cambeses, na freguesia Cambeses.
(Distância: 382 m SW)
A primeira referência à Igreja Paroquial de Cambeses surge em 1258 pelas Inquirições Paroquiais de 1258, no entanto a povoação é muito mais antiga. Só em 1977 esta igreja entrou para a Diocese de Viana de Castelo.
(Distância: 459 m W)
Na sua construção isolada no ambiente natural e de vegetação, e por isso com a denominação de ermida, atualmente serve de bifurcação entre estradas. Esta capela teve a sua edificação no ano de 1608 por Gaspar da Fonseca e sua mulher, Senhores da Quinta de Santo António.
(Distância: 815 m N)
Esta igreja foi edificada no século XVI sobre uma ermida, entre 1595 e 1602, pela Família dos Pereiras de Castro. A original Capela dos Milagres foi transformada num Santuário, transformando o local num verdadeiro centro de fé.
(Distância: 1 km E)
Igreja Matriz de Sago tem como protetor, tal como a freguesia, São Miguel. Este templo pode pertencer ao período anterior ao século XII e, depois de ser vigararia da apresentação do Colégio da Companhia de Jesus de Coimbra, passou para a Diocese de Viana do Castelo em 1977.
(Distância: 1 km SE)
Com o topónimo antigo e já perdido de Infantádego que evidencia a sua origem medieval, Sago pode ter origem no local denominado de Monte do Castelo. Parada tem origem numa família galega de apelido Parada.
(Distância: 2 km W)
O Palácio da Brejoeira, ex-libris da região de Monção, é um dos maiores solares desta terra.
(Distância: 2 km S)
A construção da Igreja Paroquial de Parada, dedicada a São Martinho, está situada no século XIX, mais concretamente em 1869. Em 1977 a Igreja de São Martinho entra para a Diocese de Viana do Castelo.
(Distância: 2 km SW)
Nos primórdios da Nacionalidade o território de Moreira já existia como freguesia, registada com datas concretas nos anos de 1128, 1289 e 1308. Utensílios arqueológicos da idade do Bronze testemunham populações castrejas através das influências mediterrâneas, do norte e centro da Europa.
(Distância: 2 km SW)
Referida no século XVI, entre os anos de 1518 e 1532, esta igreja começa a fazer parte da Diocese de Viana do Castelo desde 1977. Destaca-se a torre sineira de quatro ventanas e a fachada frontal de tímpano contracurvado.
(Distância: 2 km W)
Esta freguesia situa-se num período romano através dos seus vestígios, como a ligação entre as cidades de Braga e Mérida. Para complementar este desenvolvimento da Freguesia de Pinheiros, tem como base o seu ex-libris, o Palácio da Brejoeira.