É na ruralidade que encontramos com muita facilidade pequenos templos religiosos, por vezes distantes e isolados que nem damos conta da sua presença, e outros em posição que não nos deixam indiferentes.
É o caso da Capela de Nossa Senhora do Campo, que ali se encontra à face da estrada municipal 1090, a poucos metros da Igreja Matriz.
Também conhecida como Capela de Nossa Senhora dos Prazeres, entra na lista de templos na mesma situação, quase perdidos no espaço e tempo, sem qualquer historial.
Capela simples edificada em granito, a fachada tem três rasgos, todos eles em verga reta e com moldura a toda volta.
O portal principal que é ladeado por duas pequenas janelas quadradas e encimado por um nicho envidraçado com a imagem de Nossa Senhora. Nas traseiras do lado direito uma sineira e no lado oposto uma pequena abertura de janela, também em moldura reta.
Este ponto está situado na localidade Quinteiro, na freguesia Mazedo e Cortes.
(Distância: 155 m NE)
Há informações da edificação desta igreja entre os séculos XVII e XVIII. No entanto, as Inquirições Paroquiais do ano de 1186 referem a mesma igreja como pertencente ao Bispado de Tui. Entra em definitivo para a Diocese de Viana do Castelo a partir de 1977.
(Distância: 498 m NW)
Mazedo está na origem de Monção, a Monção Velha de antigamente, tendo crescido até à atual freguesia de Cortes. Cortes é a mais nova freguesia de Monção. Em 2013 deu-se a junção das duas freguesias, formando a União de Freguesias de Mazedo e Cortes.
(Distância: 2 km S)
O Palácio da Brejoeira, ex-libris da região de Monção, é um dos maiores solares desta terra.
(Distância: 2 km W)
Ponte da Igreja, ponte Romana ou ponte da Rebouça, atravessa o rio Gadanha e encontrava-se na principal via do Império Romano, denominada de XIX de Antonino, que ligava Bracara Augusta, a atual Braga, e Asturica Augusta, atual Astorga em Espanha.
(Distância: 2 km W)
Santa Maria de Troporiz, assim se definia no início do século XIII, em que Troporiz era uma das freguesias iniciais da terra medieval da Penha da Raínha. Em 1513, por consentimento do Papa Leão X, passou a estar integrada na Comarca de Valença do Minho.
(Distância: 2 km W)
Troporiz teve ocupação pré-histórica, com o lugar de Lage a encabeçar a lista do megalitismo e Troporiz com as suas mamoas ou antas. Em Lapela existiu um castelo e, deste, resta apenas a atual Torre de Lapela.
(Distância: 2 km NE)
A fundação de Monção remonta a 104 a.C., em que nesta época o território já era apetecido por várias civilizações como os gregos e suevos, celtas e romanos, tendo de cada um o seu nome próprio. Com origem em Cortes, foi transferida para o local atual.
(Distância: 2 km SE)
Esta igreja foi edificada no século XVI sobre uma ermida, entre 1595 e 1602, pela Família dos Pereiras de Castro. A original Capela dos Milagres foi transformada num Santuário, transformando o local num verdadeiro centro de fé.
(Distância: 2 km S)
É uma ponte romana de cavalete, de um só arco, sendo das poucas pontes bem conservadas, mantendo a linha romana.
(Distância: 2 km NE)
Não há qualquer referência sobre esta fonte, que na sua devida altura teve o seu papel importante para a vila. É uma fonte de três bicas, em que na parte central tem o escudo.