A Paróquia e a Igreja Paroquial de Bela são o resultado da extinção de outras duas paróquias, as de Santo André de Torre e Santa Eugénia de Barbeita. Em consequência desta extinção, a Igreja de Bela é uma construção tardia, com indicação para os finais do século XVI e princípios do século XVII.
Este processo tardio da edificação do templo resulta que só entre os anos de 1514 e 1532 figura na lista das igrejas da Comarca de Valença e do Arcebispado de Braga, com a única diferença de na altura se chamar de "Sancta Oginha". Treze anos depois, aparece anexada ao Mosteiro de São João de Longos Vales com uma outra denominação de "Sancta Ougia". Somente em 1977 a Igreja de Santa Maria começa a pertencer à Diocese de Viana do Castelo.
Com uma planta retangular constituída por nave e capela-mor mais pequena e estreita, com adossamentos no lado direito de uma capela à nave, e no lado esquerdo a sacristia em L, à capela-mor e nave.
À direita está anexada a esta, e num plano um pouco mais recuado, a torre sineira quadrada de dois panos divididos por um friso.
A torre, no pano superior, tem aberturas nas quatro faces, em arcos de volta perfeita, que albergam os sinos. A cobertura é em bolbosa, ladeada por quatro pináculos.
A fachada principal é em empena, com o rasgo da porta principal em arco abatido e encimado por um nicho envidraçado com a imagem do orago, Santa Maria.
Este ponto está situado na localidade Marco, na freguesia Bela.
(Distância: 144 m SE)
A fundação desta paróquia, e aqui mistura-se um pouco com a história da igreja, deve-se ao fato da resolução do Concílio de Trento, entre 1563 e 1578. Com a proveniência do latim, Bela significa Vela ou Vigília, em que revela a existência de uma via romana.
(Distância: 2 km SW)
As quatro sepulturas antropomórficas, situadas nas traseiras da Igreja Matriz de Longos Vales. Um género se sepulturas que surge muito tarde, devendo corresponder à época da Baixa Idade Média.
(Distância: 2 km SW)
O Mosteiro de Longos Vales, pelos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, foi edificado ainda no tempo de D. Afonso Henriques, no século XII. A reconstrução da igreja é realizada entre os séculos XII e XIII, sendo a sua posse requerida pela Congregação de Santa Cruz de Coimbra, com ajuda do Cardeal D. Henrique.
(Distância: 2 km E)
Sanctus Salvator e Barveita, assim aparece referenciada na relação das igrejas, pertencendo integralmente ao bispado de Tui e elaborada um pouco antes ou depois de D. Sancho III mandar realizar as Inquirições.
(Distância: 2 km SW)
Os Vales são Longos, têm a sua derivação de Longovares, cujo significado se refere a um território de veigas e longos vales férteis. Longos Vales é uma das maiores freguesias do concelho, em que o abrangente território recua à pré-história com as suas duas citânias.
(Distância: 2 km E)
Barbeita, através do seu antigo termo da Penha da Rainha, é anterior à Nacionalidade. Tanto a localidade como a igreja apareceram mencionados em documentos do século X. Foi prestigiada com um Couto, resultando numa morgadia local.
(Distância: 2 km SW)
Situada próximo da Junta de Freguesia e do cemitério de Longos Vales, a Capela de Nossa Senhora da Assunção tem a fachada contracurvada aberta pela porta encimada por uma janela e ladeada por mais duas, emolduradas em arco abatido.
(Distância: 2 km E)
Uma capela situada no caminho de Santiago de Compostela, sendo por isso uma capela devocional, foi a ideia dos senhores locais chamados Álvaro Afonso e sua mulher Gimanesa Pereira.
(Distância: 2 km W)
A única informação existente sobre a capela é o nome, a Senhora da Lapa, uma homenagem associada a várias lendas populares locais, em que a principal tem a ver com um General Mouro aquando das campanhas Mouras na Península Ibérica, terminando esta história com uma pequena pastora de ovelhas, ainda menina e muda, a falar.
(Distância: 3 km W)
A primeira referência à Igreja de São Mamede relega-nos só para o ano de 1320 quando D. Dinis mandou elaborar o catálogo das igrejas de Entre o Lima e o Minho. a aprovação da permuta autorizada pelo Papa Leão X, a igreja entra em definitivo para a Comarca de Valença do Minho.