×
Pontos de Interesse no Concelho de Monção
Capela do Senhor do Juízo Final e Senhora do Bom Parto (Aldeia, Tangil)
Um templo que anualmente é motivo de festejos, foi dada em 1773 a licença para a construção da capela ao então Arcebispo de Braga, D. Gaspar, tendo o final das obras ocorrido um ano mais tarde. Primeiro foi dedicada a Nosso Senhor Crucificado da Ponte de Tangil.
Capela do Senhor do Socorro (Segude)
Na estrada situada entre as Freguesias de Segude e Ceivães, possui um nome de Senhor do Socorro e uma data na qual foi edificada, colocando-a no ano de 1886. Além da capela destaca-se o cruzeiro situado em frente.
Capela do Senhor dos Passos (Real)
Um templo religioso situado à face da estrada, à saída de Merufe a caminho de Tangil, a Capela do Senhor dos Passos na sua simplicidade, num espaço simpático, amplo e arborizado, com uma cobertura de duas águas e uma cruz no vértice da empena.
Capela em Valinha (Valinha)
Um pequeno templo religioso à beira da estrada nacional entre Barbeita e Ceivães pode corresponder a um templo particular. A capela desenvolve-se na longitudinal e com a fachada principal orientada para poente, rematando com um frontão triangular.
Cardenhas de Santo António Val Poldros (Riba de Mouro)
É um recanto da Serra da Peneda extremamente belo e aprazível, onde se respira um ambiente ainda imaculado.
Casa do Curro (Monção)
O nome desta casa solarenga urbana, cuja construção remonta ao século XVII, deve-se a esta estar situada no terreiro de curro, atual Deu-la-Deu, nome da praça central da cidade.
Castro de São Caetano (Longos Vales)
Está situado no mesmo monte da capela com o mesmo nome, com um cabeço pouco florestado, com alguns afloramentos ganíticos, numa altitude de 329 metros.
Citânea de São Caetano (Longos Vales)
Povoado de planta sub–circular, no qual se destacam afloramentos graníticos, nalguns dos quais se conserva arte rupestre, embora de difícil observação.
Coreto de Barroças (Temporão)
Este coreto situa-se no pequeno e simpático largo rodeado de árvores em frente à Igreja Paroquial de São Miguel, um espaço possível da localidade, para animar as festas religiosas, ou outras, organizadas pela população.
Coreto de Messegães (Senra, Messegães)
Um coreto como habitual situado perto da igreja e por isso no local das festas dos habitantes, na atualidade ainda tem o seu uso em pequenos espetáculos musicais, teatrais ou outros. De planta octogonal, tem base em cimento e cobertura em folha de zinco verde.