×
Pontos de Interesse no Concelho de Tábua
Pelourinho de Ázere (Ázere)
Este Pelourinho do século XVII vem confirmar o Couto desde o século XII, criado pela rainha D. Teresa. É composto por uma base quadrangular de três degraus onde assenta o fuste de arestas chanfradas nos ângulos, sobreposto de um capitel em tabuleiro simples rematado em pináculo piramidal.
Pelourinho de Candosa (Candosa)
Sendo a povoação da era do senhorio do Bispado de Coimbra, o foral novo foi concedido pelo rei D. Manuel em 1514, data provável para a construção do Pelourinho. É composto por um fuste oitavado sobrepujado por anel terminado com o capitel e o remate em pináculo campanifome com remate bolboso.
Pelourinho de Coito de Midões (Coito de Midões)
Este é um dos dois pelourinhos da freguesia de Midões, que foi concelho nos tempos medievais. Erguido no centro da localidade, o fuste assenta sobre quatro degraus e na parte superior vê-se a marca da argola. Desde 1933, está classificado como Monumento de Interesse Público.
Pelourinho de Covas (Percelada)
Situado no Largo do Pelourinho no lugar de Percelada, ergue-se aquele monumento que define a localidade como concelho. Foi em 1514 que o rei D. Manuel concedeu o foral e deu-se a edificação do Pelourinho. Uma estrutura em cantaria de granito é formada por um soco de quatro degraus, onde se ergue o fuste.
Pelourinho de Midões (Midões)
Sendo na época Medieval conhecida como Midães, na altura freguesia, pertencente ao Mosteiro do Lorvão e à Sé de Coimbra, a construção do Pelourinho deu-se entre os séculos XVI e XVII após o foral de D. Manuel I em 1514. O fuste é rematado com uma peça cónica espiralada.