Como uma das paróquias mais importantes do atual concelho de Tábua nos anos de 1200, a Igreja Matriz de Covas tem como únicas informações a dedicação a Nossa Senhora da Conceição, e que foi um templo que teve uma campanha de obras de remodelação no século XVII.
Um templo simples cuja edificação é toda em granito à vista, tem uma planta retangular formada por nave e capela-mor mais pequena e estreita.
Adossada no lado esquerdo a abranger os dois corpos, a sacristia e anexos. No mesmo lado, uma escadaria com acesso à torre sineira.
A simples fachada principal tem o centro formado por uma saliência da torre sineira, e tem como rasgo o portal em arco quebrado.
A torre sineira tem remate em dois arcos de volta perfeita que albergam outros tantos sinos, e termina com pináculos e uma cruz latina ao centro.
Este ponto está situado na localidade Covas, na freguesia Covas e Vila Nova de Oliveirinha.
(Distância: 151 m NE)
(Distância: 256 m S)
(Distância: 257 m SW)
(Distância: 459 m SW)
O seu início como localidade começa na época medieval, e nos princípios da Nação era referenciada como uma das paróquias mais importante da altura, começando aqui o seu desenvolvimento. Em 2013 ficou agregada à freguesia de Vila Nova de Oliveirinha.
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NW)
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km NE)
À entrada de Vila Nova de Oliveirinha, mais precisamente na rua António da Costa Branco, ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Loreto que remonta ao século XVII. A fachada principal rasga-se pelo portal ladeado por duas pequenas janelas, todas de moldura reta.