Situado no Largo do Adro, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, assim também conhecida, é uma edificação do século XVIII. Um interessante templo com a sua simplicidade, salientando-se o frontão do portal e a sineira.
De planta retangular, é formada por nave e capela-mor mais estreita. A fachada principal, em empena triangular, é delimitada por cunhais de pilastras com remates de pináculos piramidais.
À esquerda da fachada adossa-se a sineira de um só arco de volta perfeita que alberga o sino.
O portal é em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha com friso saliente e um frontão curvo interrompido por uma decoração floral com a legenda do nome da padroeira e a data de 1739. Esta é encimada por uma janela lobulada.
Este ponto está situado na localidade Covelo de Cima, na freguesia Ázere e Covelo.
(Distância: 87 m SW)
A Capela de Nossa Senhora das Febres está situada num encontro de ruas no centro de Covelo de Cima, sendo a romaria à devoção da Senhora das Febres realizada no dia 15 de Agosto. Destaca-se a porta principal em moldura com indícios do manuelino.
(Distância: 279 m W)
(Distância: 279 m W)
(Distância: 296 m W)
Pouca informações existe sobre o passo de Covelo. Na era medieval era curato anexo de São Mamede de Ázere, cuja união se manteve até ao ano de 1666, ano em que se desanexou para vir fazer parte do extinto Concelho de Farinha Podre, até ao ano de 1853.
(Distância: 357 m W)
(Distância: 827 m NW)
Uma capela situada no centro da localidade de Covelo de Baixo, é a matriz da localidade, tem por cima da porta uma inscrição com a data de reconstrução de 1982. Destaca-se a sineira sobre a empena, a ladear a cruz no vértice.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
Situado no largo e em frente da Junta de Freguesia, é um cruzeiro simples com a cruz assente sobre um soco e este sobre três degraus e uma base, todos os elementos de secção quadrada.