Situada no ponto mais alto da localidade, o seu padroeiro dá o nome de São João à Igreja Matriz como à terra, é uma construção da primeira metade do século XVII.
Na longitudinal, com uma planta retangular, é composta por nave e capela-mor. Adossada na fachada norte, a sacristia de planta retangular.
Na fachada sul e no mesmo plano da fachada principal a sineira retangular com um arco de volta perfeita. O acesso é feito por uma escadaria exterior.
Na fachada principal em empena truncada, o único rasgo é constituído pelo portal de vão reto encimado por um friso saliente.
O frontão retangular tem o centro constituído por um nicho que alberga a imagem do São João Batista e com um remate angular.
Este ponto está situado na localidade São João da Boa Vista, na freguesia São João da Boa Vista.
(Distância: 38 m W)
O nome inicial, que se manteve até 1927, era Oliveira de Fazemão, tendo após essa data o nome do orago e padroeiro São João da Boa Vista. Não há mais informações históricas ou da origem da freguesia.
(Distância: 57 m E)
(Distância: 145 m SW)
A pequena Capela de Santa Eufémia, conhecida igualmente como Senhora dos Aflitos, sem mais informações, tem a sua fachada em empena cortada à direita pela sineira em arco de volta perfeita. Os rasgos são em vãos retos do portal e das duas janelas que o ladeiam.
(Distância: 444 m N)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km W)