Desconhece-se totalmente a origem de Covelo, tendo em contrapartida um documento muito antigo, que talvez remonte à época medieval, que se referia a uma antiga freguesia denominada de Nossa Senhora da Apresentação de Covelo.
Nesse tempo era curato anexo de São Mamede de Ázere, cuja união se manteve até ao ano de 1666, ano em que se desanexou para vir fazer parte do extinto Concelho de Farinha Podre, até ao ano de 1853. Ficou a ser conhecida como Covelos, uma vez que se compunha de Covelo de Cima e de Baixo.
Covelo é uma das freguesias quase sem passado, arrastada por outras nas suas uniões. Tem ainda hoje a sua união com Ázere.
Com a reorganização administrativa de 2013 as antigas freguesias de Ázere e Covelo ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de Ázere e Covelo com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade Covelo de Cima, na freguesia Ázere e Covelo.
(Distância: 20 m NE)
(Distância: 26 m N)
(Distância: 105 m NW)
(Distância: 210 m E)
A Capela de Nossa Senhora das Febres está situada num encontro de ruas no centro de Covelo de Cima, sendo a romaria à devoção da Senhora das Febres realizada no dia 15 de Agosto. Destaca-se a porta principal em moldura com indícios do manuelino.
(Distância: 296 m E)
Situado no Largo do Adro, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação é uma edificação do século XVIII. O portal é em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha com friso saliente e um frontão curvo interrompido por uma decoração floral com a legenda do nome da padroeira e a data de 1739.
(Distância: 791 m N)
Uma capela situada no centro da localidade de Covelo de Baixo, é a matriz da localidade, tem por cima da porta uma inscrição com a data de reconstrução de 1982. Destaca-se a sineira sobre a empena, a ladear a cruz no vértice.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km S)
(Distância: 2 km S)
Sem informações sobre a Igreja, a data de edificação é também desconhecida, restando apenas que a Igreja de Bom Jesus sofreu uma campanha de obras de reconstrução no ano de 1760. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso saliente e a sineira sobreposta do relógio.
(Distância: 2 km S)