A antiguidade de Meda de Mouros levou-a ao tempo em que a freguesia era conhecida como São Sebastião de Meda de Mouros, que fez parte do concelho de Coja, seguindo-se o de Arganil e finalmente o de Tábua.
A sua localização num planalto ao lado do rio Alva e o topónimo fazem crer que a presença humana no território, e a sua origem, tenha sido de um povoamento árabe que, segundo rezam as lendas, explorava o ouro do rio Alva.
A dúvida persiste sobre a presença romana, através de uma ponte que se acredita ser daquele período, contudo não há mais indícios dessa época.
Com a reorganização administrativa de 2013, as antigas freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros ficaram agregadas formando a União de Freguesias de Pinheiro de Coja e Meda de Mouros com sede em Meda de Mouros.
Este ponto está situado na localidade Meda de Mouros, na freguesia Pinheiro de Coja e Meda de Mouros.
(Distância: 74 m S)
Um cruzeiro simples situado no adro em frente da igreja de Meda de Mouros, é uma cruz simples sem decoração, de secção quadrada, que assenta sobre uma base e dois degraus circulares. Segundo o Inventário Artístico, o atual cruzeiro resulta de um aproveitamento desta base.
(Distância: 84 m S)
A constrição da Igreja Matriz, dedicada a São Sebastião, é apontada para o ano de 1580, embora não haja documentos que o comprovem. O atual templo é resultado de uma campanha de obras realizadas no século XVIII. Destaca-se a grande torre sineira e o cruzeiro situado no adro.
(Distância: 96 m N)
A atual Capela de São Pedro é uma reconstrução da antiga, que era uma edificação de 1500. Esta ficou situada na rua principal, no meio de oliveiras, daí ser necessário a reconstrução no local atual. A fachada principal é aberta pela porta ladeada por duas pequenas janelas e encimada por um óculo circular.
(Distância: 516 m S)
(Distância: 592 m N)
(Distância: 617 m N)
(Distância: 932 m S)
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NW)