Contrariamente ao habitual de se situar perto da Igreja Matriz, este posiciona-se no Parque Sara Beirão. Contudo, nem sempre foi assim, estando na atual posição após duas transladações.
A primeira realizou-se na década de trinta do século passado, para perto da Igreja Matriz, para depois vir para o atual lugar, o espaço nobre da localidade. Um coreto bonito pela sua simplicidade, que remonta aos anos anteriores aos de trinta, segundo a indicação da primeira transladação.
Um coreto de planta hexagonal, com a sua base formada por pedra e tijolo, em que um dos lados possui uma escadaria com acesso ao palco. O palco é composto por uma guarda de ferro, com seis colunas metálicas que suportam a cobertura decorada com estrelas e motivos geométricos.
Este ponto está situado na localidade Vila Nova de Oliveirinha, na freguesia Covas e Vila Nova de Oliveirinha.
(Distância: 13 m NW)
(Distância: 24 m S)
(Distância: 36 m NE)
A história de Vila Nova de Oliveirinha começa na época medieval quando recebe o primeiro foral em 1514 pelas mãos do rei D. Manuel I, sendo então vila e sede de concelho. Esta situação manteve-se até 1836 quando foi extinto o concelho e, por sua vez, perdeu o título de vila, passando a freguesia.
(Distância: 59 m S)
Um cruzeiro situado no terreno ao lado da Igreja Matriz, o fuste octogonal estriado assenta sobre um plinto e sobre três degraus quadrados. No cimo a cruz de secção também octogonal assenta sobre a base e esta sobre o fuste.
(Distância: 70 m S)
Igreja Matriz do século XVIII, de frontão contracurvado terminado na cruz e ladeado por pináculos. A torre sineira termina com os mesmos pináculos sobre as pilastras dos cunhais. A fachada é aberta pela porta encimada por um janelão, ambos com moldura contracurvada.
(Distância: 127 m SW)
(Distância: 184 m SW)
(Distância: 266 m SE)
(Distância: 270 m SE)
(Distância: 301 m W)
À entrada de Vila Nova de Oliveirinha, mais precisamente na rua António da Costa Branco, ergue-se a Capela de Nossa Senhora do Loreto que remonta ao século XVII. A fachada principal rasga-se pelo portal ladeado por duas pequenas janelas, todas de moldura reta.