Situada fora da povoação e perto do cemitério, a Capela de Santo Cristo é uma edificação do século XX, e que se insere nas festividades em honra de São Tiago.
A capela de planta retangular é formada de nave e capela-mor. Adossada no lado direito a sacristia.
A fachada principal em frontão curvo interrompido pela cruz latina é ladeada por pináculos piramidais.
Delimitada por cunhais de pilastras, tem o rasgo do portal em moldura reta que é encimado por uma cimalha com friso saliente. Sobrepõe-se um frontão de aletas interrompido por uma concha.
O portal é ladeado por duas janelas simétricas, de vãos retos, com cimalha de friso saliente e um frontão de aletas interrompido por uma concha, tal como o portal.
Este ponto está situado na localidade Pinheiro de Coja, na freguesia Pinheiro de Coja e Meda de Mouros.
(Distância: 9 m SE)
(Distância: 72 m S)
(Distância: 762 m S)
É muito provável que a edificação desta igreja dedicada a São Tiago seja anterior ao ano de 1728, tendo no entanto elementos do princípio do século XVI. Ocorreu uma campanha de obras de intervenção no século XVIII. Destaca-se a torre sineira, com a cobertura piramidal e encimada por uma cruz.
(Distância: 922 m S)
Situada num encontro entre duas ruas, a Capela de Santo Ovídio é provavelmente uma edificação anterior ao ano de 1728, considerando que neste ano o dito templo já era referido. Tem o remate por pináculos piramidais com bolas em cima e, ao centro, a cruz latina sobre a peanha de pedra.
(Distância: 975 m S)
Alguns escritos indicam que Pinheiro de Coja foi doada ao Convento de Santa Cruz de Coimbra em 1139. No século XVI faz-se referência a Pinheiro de Coja como pertencente à vila de Coja, no contexto do foral de 1514. No século XIX fica a pertencer ao concelho de Coja.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km N)
(Distância: 3 km SW)
(Distância: 3 km SW)