Num capricho de um Senhor da terra, a atual capela foi edificada para se realizar as suas bodas matrimoniais dos cinquenta anos, ou seja, as Bodas de Ouro.
Sem qualquer cronologia da atual, a antiga capela em honra a São Vicente igualmente não tem data. A sua edificação terá sido realizada no local que ainda hoje é conhecido como Largo de Capela.
De planta retangular, é constituída por única nave. A fachada principal tem o portal em verga reta encimado por uma janela em flor-de-lis.
À direita da fachada e no mesmo plano, a sineira retangular, com a ventana em arco de volta perfeita que alberga o sino.
Este ponto está situado na localidade Candosa, na freguesia Candosa.
(Distância: 119 m S)
(Distância: 292 m NE)
Situada num ponto estratégico de Candosa e a dar nas vistas, a fonte está situada no início da rua Fortunato Correia Pinto, a principal rua que atravessa até à outra ponta da localidade. Está coberta com telha, num telhado apoiado em quatro colunas de madeira.
(Distância: 329 m NE)
(Distância: 445 m N)
(Distância: 500 m NE)
Candosa só apareceu nas Inquirições de 1258 como Terra de Seia, passando a pertencer ao Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, seguindo-se a Sé de Coimbra. O rei D. Manuel concede o foral a Candosa no século XVI, sendo então concelho de 1514 até 1842.
(Distância: 526 m NE)
Sendo a povoação da era do senhorio do Bispado de Coimbra, o foral novo foi concedido pelo rei D. Manuel em 1514, data provável para a construção do Pelourinho. É composto por um fuste oitavado sobrepujado por anel terminado com o capitel e o remate em pináculo campanifome com remate bolboso.
(Distância: 611 m NE)
A Igreja Paroquial de Candosa dedicada a São Facundo, como informação cronológica tem apenas quando se deu uma campanha de obras de reforma, no século XVIII. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso saliente.
(Distância: 1 km N)
Uma capela situada num largo onde está também um palco para espetáculos nas festas da região, destaca-se a sineira no lado esquerdo da fachada onde se abre a porta em arco abatido.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km W)