É no lugar de Couto ou Coito de Midões, uma localidade não só perto como pertencente a Midões, em que esta freguesia tem dois Pelourinhos sendo este, de Couto, um deles.
Coito de Midões, em tempos medievais, foi um dos concelhos mais pequenos e, para tal, possivelmente teve direito a um foral. Como tal, na localidade ergue-se um Pelourinho.
Pelourinho que se ergue no centro da localidade, é formado por um soco de quatro degraus, incluindo o de pedestal que serve de base ao fuste de secção quadrada, com as esquinas cortadas e sem qualquer remate.
Na parte superior vê-se a existência da marca da argola.
Desde 1933, está classificado como Monumento de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Coito de Midões, na freguesia Midões.
(Distância: 118 m N)
A Capela de São Sebastião, centralizada entre duas ruas, tem como únicas referências o nome e uma campanha de obras de remodelação no século XVIII. Numa lápide na parede lateral está gravado que Caio Câncio Modestino, de seus bens próprios, mandou edificar um templo.
(Distância: 285 m N)
(Distância: 299 m N)
(Distância: 301 m N)
(Distância: 402 m W)
Situada no Largo da Caricha, é uma fonte datada de 1872. Fonte toda em granito de espaldar contracurvado, tem duas bicas que vertem água para um tanque pequeno e retangular e daí para os lavadouros, permitindo já no século XIX a sua utilização para lavagem da roupa.
(Distância: 504 m NE)
(Distância: 556 m NW)
Sendo na época Medieval conhecida como Midães, na altura freguesia, pertencente ao Mosteiro do Lorvão e à Sé de Coimbra, a construção do Pelourinho deu-se entre os séculos XVI e XVII após o foral de D. Manuel I em 1514. O fuste é rematado com uma peça cónica espiralada.
(Distância: 718 m NW)
(Distância: 748 m NW)
(Distância: 754 m W)
Um cruzeiro situado em frente da entrada da Igreja Matriz, a cruz de Cristo Crucificado está assente sobre uma base que é suportada pelo fuste cilíndrico e este por três degraus quadrados.