Com a proteção de Nossa Senhora a Anunciação, o portal principal é dos séculos XV e XVI, sendo estas as únicas informações sobre este templo religioso.
De planta retangular, é formada por nave e capela-mor mais estreita.
Adossada no lado direito a saliência de uma capela e, no mesmo lado ao nível da fachada principal, a torre sineira retangular de um sino, com o acesso a ser feito por uma escadaria exterior.
No lado esquerdo adossa-se a sacristia e anexos em todo o comprimento da igreja.
A fachada principal com o único rasgo do portal em arco quebrado, que está antecedido de uma nártex fechada, com duas saídas laterais e uma janela quadrada, em frente ao portal.
Este ponto está situado na localidade Espariz, na freguesia Espariz e Sinde.
(Distância: 31 m SW)
(Distância: 436 m NE)
(Distância: 452 m E)
Um cruzeiro situado num encontro entre ruas, é datado de 1953 e composto por uma cruz de secção quadrada sobre uma base e dois degraus também quadrados
(Distância: 452 m NE)
(Distância: 466 m SE)
Marco situado dentro do Parque de Lazer de Espariz que comemora a passagem ao segundo milénio.
(Distância: 467 m SE)
(Distância: 502 m SE)
(Distância: 567 m SE)
(Distância: 603 m SE)
A antiguidade de Espariz chega até à época romana de que se acredita ter aqui existido um povoado romano, comprovado pelos vestígios como cerâmicas. Além disso o seu topónimo provém igualmente dos romanos, em que Espariz deriva do baixo-latim Espanarici (Vila).
(Distância: 729 m S)
No centro da aldeia de Espariz, chama a atenção um conjunto de dois elementos formados por uma capela e um arco que, juntamente com a casa anexa, que atualmente está em ruínas restando apenas a fachada, pertenciam à Baronesa de Argamassa.