Sede de concelho, a Vila de Tábua tem a sua representação máxima neste edifício da Câmara Municipal.
Um município criado com o foral de 1514, inclui quinze freguesias, oito delas agregadas em quatro uniões de freguesias, totalizando doze mil habitantes, segundo os Censos de 2011.
Este ponto está situado na localidade Tábua, na freguesia Tábua.
(Distância: 71 m SW)
A casa da Família Caeiro da Mata é um edifício da primeira metade do século XVIII, destacando-se pela dimensão, pela escadaria dupla e oposta para acesso ao andar nobre, e ainda as janelas retangulares de guilhotina. É composta por dois andares, com o inferior a servir de comércio, e ainda as águas furtadas no telhado.
(Distância: 79 m E)
(Distância: 121 m E)
(Distância: 161 m S)
Uma biblioteca, num edifício que foi antes tribunal, cadeia e finalmente Paços do Concelho, onde se pode encontrar livros, revistas e jornais diários, uma sala de audiovisuais com possibilidade de visionamento de filmes e uma sala de computadores para acesso livre à Internet.
(Distância: 192 m W)
O nome de Tábua pode ter origem no latim vulgar tabula, referente ao sentido de uma região plana. Precisamente à região onde se situa Tábua, no planalto Beirão. Quanto ao passado de Tábua, documentos e vestígios atestam a presença humana dos romanos, mas não há sinais da presença humana de períodos anteriores.
(Distância: 197 m S)
Situado na Praça Alexandre Herculano, face à Estrada Nacional que atravessa Tábua, o Arco da Vila, um arco quebrado sobre três pilares, onde está o Brasão da Vila centralizado numa fonte de planta hexagonal com duas bicas opostas.
(Distância: 204 m S)
(Distância: 273 m NW)
(Distância: 351 m NW)
(Distância: 357 m SE)