Este ponto está situado na localidade Meda de Mouros, na freguesia Pinheiro de Coja e Meda de Mouros.
(Distância: 418 m S)
(Distância: 438 m N)
A constrição da Igreja Matriz, dedicada a São Sebastião, é apontada para o ano de 1580, embora não haja documentos que o comprovem. O atual templo é resultado de uma campanha de obras realizadas no século XVIII. Destaca-se a grande torre sineira e o cruzeiro situado no adro.
(Distância: 445 m N)
Um cruzeiro simples situado no adro em frente da igreja de Meda de Mouros, é uma cruz simples sem decoração, de secção quadrada, que assenta sobre uma base e dois degraus circulares. Segundo o Inventário Artístico, o atual cruzeiro resulta de um aproveitamento desta base.
(Distância: 516 m N)
Antigamente denominada de São Sebastião de Meda de Mouros, pertenceu ao concelho de Coja, seguindo-se o de Arganil e finalmente o de Tábua. A origem pode ter sido de um povoamento árabe que, segundo rezam as lendas, explorava o ouro do rio Alva.
(Distância: 610 m N)
A atual Capela de São Pedro é uma reconstrução da antiga, que era uma edificação de 1500. Esta ficou situada na rua principal, no meio de oliveiras, daí ser necessário a reconstrução no local atual. A fachada principal é aberta pela porta ladeada por duas pequenas janelas e encimada por um óculo circular.
(Distância: 804 m W)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km W)
A Capela do Senhor dos Passos é de planta retangular com a fachada principal em empena, cujo remate no centro é feito pela cruz latina e ladeado por pináculos piramidais. Um pequeno jardim antecede o portal que é aberto pela porta e duas janelas todas em arco abatido.
(Distância: 2 km W)
São escassas as informações quanto à origem de Mouronho e do próprio povoamento. Como priorado de apresentação, pertenceu inicialmente ao concelho de Coja, depois de Arganil e finalmente de Tábua. Recebeu mais tarde o foral concedido pelo Bispo D. Jorge de Coimbra e reconhecido pelo rei D. Manuel I.