A história de Póvoa de Midões remete-se apenas a um período rico em material descoberto em escavações arqueológicas, como são os vestígios de vias e pontes romanas, da passagem deste povo pela região.
A única notícia medieval aconteceu quando Midões recebeu o foral e Póvoa se tornou curato de apresentação do vigário de Midões.
Torna a ser notícia no século XVIII quando Póvoa entra na dança das comarcas, começando pela Guarda, passando por Seia, Midões, Coimbra, para finalizar até agora em Tábua.
Este ponto está situado na localidade Póvoa de Midões, na freguesia Póvoa de Midões.
(Distância: 240 m E)
(Distância: 248 m E)
Situado no adro da Capela de Santa Eufémia, é um coreto de planta hexagonal, com a base em cimento em branco e cinza. Ergue-se seis colunas finas e uma guarda de ferro a contornar o coreto. A cobertura é em chapa com rebordo, com a borda decorada com desenhos recortados.
(Distância: 251 m SW)
Um cruzeiro junto da parede lateral da Igreja Matriz, a cruz simples assenta sobre uma base quadrada que é suportada por uma coluna circular e esta por um plinto de secção quadrada sobre um bloco também quadrado, liso.
(Distância: 267 m E)
A Capela de Santa Eufémia é conhecida pelas suas celebrações, sendo como um dos locais de maior culto do concelho de Tábua. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimada de uma janela, e a torre sineira com aceso por uma escadaria traseira que também dá acesso ao coro-alto.
(Distância: 273 m SW)
Um templo religioso com a sua edificação a ter ocorrido no século XVIII, em que Nossa Senhora da Graça é a sua protetora. Destaca-se a fachada aberta pela porta encimado por um óculo quadrilobado e a torre sineira quadrada com cobertura piramidal, num plano recuado.
(Distância: 400 m W)
(Distância: 808 m W)
(Distância: 1 km SE)
Um parque infantil situado no meio da localidade, tem diversos equipamentos para as crianças, sobre um piso de areia, e ainda dois bancos. O parque está localizado dentro de um jardim muito arborizado.
(Distância: 1 km SE)
(Distância: 1 km SE)
Um cruzeiro simples do século XVIII situado junto da parte traseira da Capela de Nossa Senhora do Campo, a cruz assenta sobre uma esfera e esta sobre uma base e três degraus, sendo a cruz, a base e os degraus de secção quadrada.