Na rua do Povo, no centro da aldeia de Espariz, chama a atenção um conjunto de dois elementos formados por uma capela e um arco. A capela sem data definida, provavelmente poderá remontar ao século XIX, juntamente com a casa e o respetivo arco.
O arco que ladeia a capela é a entrada que acessa para os jardins e quinta da casa, que atualmente está em ruínas restando apenas a fachada, sendo este terceiro elemento pertencente ao século XIX.
Todos estes elementos, casa, arco e capela, pertenciam à Baronesa de Argamassa.
De planta retangular, adossa-se no lado esquerdo a sacristia e uma escadaria com acesso ao coro-alto e à sineira de arco de volta perfeita.
A fachada principal delimitada por cunhais de pilastras, tem como rasgos o portal em verga reta a que se sobrepõe uma cimalha saliente encimada por uma janela quadrilobada.
O remate no vértice é feito pela cruz latina ladeada por pináculos com soco.
Antecede-lhe a porta principal uma escada de três degraus.
Este ponto está situado na localidade Espariz
(Distância: 205 m NE)
A antiguidade de Espariz chega até à época romana de que se acredita ter aqui existido um povoado romano, comprovado pelos vestígios como cerâmicas. Além disso o seu topónimo provém igualmente dos romanos, em que Espariz deriva do baixo-latim Espanarici (Vila).
(Distância: 287 m N)
(Distância: 287 m NE)
(Distância: 371 m NE)
(Distância: 374 m NE)
Marco situado dentro do Parque de Lazer de Espariz que comemora a passagem ao segundo milénio.
(Distância: 709 m N)
(Distância: 729 m N)
Com a proteção de Nossa Senhora a Anunciação, o portal principal é dos séculos XV e XVI. Destaca-se a torre sineira retangular de um sino, com o acesso a ser feito por uma escadaria exterior. A fachada está antecedida de uma nártex, em frente ao portal.
(Distância: 767 m S)
Um cruzeiro à beira da estrada sobre uma elevação, comemorativo da passagem do milénio e inaugurado em 31 de dezembro de 2000, conforme o indicado na placa afixada na base. A coluna de secção quadrada suporta uma placa com referências.
(Distância: 919 m N)
Um cruzeiro situado num encontro entre ruas, é datado de 1953 e composto por uma cruz de secção quadrada sobre uma base e dois degraus também quadrados
(Distância: 971 m N)