×
Pontos de Interesse no Concelho de Tábua
Igreja Paroquial de São Facundo (Candosa)
A Igreja Paroquial de Candosa dedicada a São Facundo, como informação cronológica tem apenas quando se deu uma campanha de obras de reforma, no século XVIII. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso saliente.
Igreja Paroquial de Vila Nova de Oliveirinha (Vila Nova de Oliveirinha)
Igreja Matriz do século XVIII, de frontão contracurvado terminado na cruz e ladeado por pináculos. A torre sineira termina com os mesmos pináculos sobre as pilastras dos cunhais. A fachada é aberta pela porta encimada por um janelão, ambos com moldura contracurvada.
Junta da União das Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha (Covas)
O seu início como localidade começa na época medieval, e nos princípios da Nação era referenciada como uma das paróquias mais importante da altura, começando aqui o seu desenvolvimento. Em 2013 ficou agregada à freguesia de Vila Nova de Oliveirinha.
Junta de Freguesia de Ázere (Ázere)
A história de Ázere remonta ao período das invasões feitas por povos como os suevos, germânicos, celtas e romanos. Estes últimos não tiveram grande êxito, dado que a situação geográfica e acidentada favorecia o então povo Lusitano, dirigido por Viriato. Em 1527 já era concelho, que durou até 1885.
Junta de Freguesia de Candosa (Candosa)
Candosa só apareceu nas Inquirições de 1258 como Terra de Seia, passando a pertencer ao Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, seguindo-se a Sé de Coimbra. O rei D. Manuel concede o foral a Candosa no século XVI, sendo então concelho de 1514 até 1842.
Junta de Freguesia de Carapinha (Carapinha)
A história do povoado de Carapinha resume-se à época medieval, em que as suas primeiras referências no princípio da Nacionalidade, quando D. Afonso Henriques dá o foral a Seia, referem que Carapinha estava no seu limite territorial.