×
Pontos de Interesse no Concelho de Tábua
Igreja Matriz de Covelo (Covelo de Cima)
Situado no Largo do Adro, a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação é uma edificação do século XVIII. O portal é em arco abatido, a que se sobrepõe uma cimalha com friso saliente e um frontão curvo interrompido por uma decoração floral com a legenda do nome da padroeira e a data de 1739.
Igreja Matriz de Espariz (Espariz)
Com a proteção de Nossa Senhora a Anunciação, o portal principal é dos séculos XV e XVI. Destaca-se a torre sineira retangular de um sino, com o acesso a ser feito por uma escadaria exterior. A fachada está antecedida de uma nártex, em frente ao portal.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Covas)
A Igreja Matriz de Covas tem como únicas informações a dedicação a Nossa Senhora da Conceição, e que foi um templo que teve uma campanha de obras de remodelação no século XVII. A torre sineira remata em dois arcos que albergam outros tantos sinos, e termina com pináculos e uma cruz latina ao centro.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (Sinde)
Sem informações sobre a construção da igreja, é dedicada a Nossa Senhora da Conceição e os seus donatários eram os Condes de Óbidos. Destaca-se a torre sineira no plano da fachada principal em empena triangular delimitada por cunhais de pilastras, com a abertura feita pelo portal em arco abatido a que se sobrepõe uma cimalha com friso em relevo.
Igreja Matriz de Pinheiro de Coja (Pinheiro de Coja)
É muito provável que a edificação desta igreja dedicada a São Tiago seja anterior ao ano de 1728, tendo no entanto elementos do princípio do século XVI. Ocorreu uma campanha de obras de intervenção no século XVIII. Destaca-se a torre sineira, com a cobertura piramidal e encimada por uma cruz.
Igreja Matriz de Santa Maria Maior (Tábua)
Igreja de Santa Maria Maior, um templo que se remete ao século XIX em substituição de uma outra estrutura anterior que ruiu e que era da época medieval, não se sabendo exatamente a sua data. A fachada principal é ladeada por duas torres sineiras quadradas iguais. Contém retábulos de talha dos séculos XVII e XVIII.
Igreja Matriz de São João (São João da Boa Vista)
Situada no ponto mais alto da localidade, o seu padroeiro dá o nome de São João à Igreja Matriz como à terra. Uma construção da primeira metade do século XVII, destaca-se a sineira retangular com um arco de volta perfeita a que se acede por uma escadaria exterior.
Igreja Matriz de São Mamede (Ázere)
Dedicada a São Mamede, a igreja teve o início da edificação no século XIV, em 1368. Esta igreja ruiu e foi reconstruida no século XVII, com uma campanha de obras de reforma no século XIX. Destaca-se a fachada em silhares de granito com a torre sineira num plano um pouco recuado.
Igreja Matriz de São Sebastião (Meda de Mouros)
A constrição da Igreja Matriz, dedicada a São Sebastião, é apontada para o ano de 1580, embora não haja documentos que o comprovem. O atual templo é resultado de uma campanha de obras realizadas no século XVIII. Destaca-se a grande torre sineira e o cruzeiro situado no adro.
Igreja Matriz do Bom Jesus (Carapinha)
Sem informações sobre a Igreja, a data de edificação é também desconhecida, restando apenas que a Igreja de Bom Jesus sofreu uma campanha de obras de reconstrução no ano de 1760. Destaca-se a torre sineira quadrada de dois pisos separados por um friso saliente e a sineira sobreposta do relógio.