×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Cruzeiro de Oliveira (Oliveira)
Um cruzeiro bastante decorado situado no adro da Igreja do Divino Espírito Santo, o fuste canelado assenta sobre uma base de secção quadrada com inscrições. O capitel decorado suporta a cruz e assenta sobre três degraus.
Cruzeiro de Pindelo dos Milagres (Pindelo dos Milagres)
Um cruzeiro decorado, situado no adro da Igreja Paroquial, apresenta o fuste canelado que suporta um capitel, uma esfera e a cruz de Cristo Crucificado. O fuste assenta numa base quadrada com inscrições e quatro degraus.
Cruzeiro de São Félix (São Félix)
Cruzeiro situado no adro da Igreja de São Félix, o fuste cilíndrico, que suporta a cruz sobre um capitel quadrado, assenta num bloco de secção quadrada e sobre dois degraus.
Cruzeiro de São Martinho das Moitas (Sete Fontes)
Um cruzeiro situado no limite de São Pedro do Sul e quase na fronteira com o concelho de Castro Daire, uma coluna de secção quadrada e dividida em várias secções na vertical mostra junto ao capitel escudos portugueses e termina na cruz da Ordem de Cristo.
Cruzeiro de Serrazes (Serrazes)
Um cruzeiro à beira da estrada 140 metros a norte da Igreja Matriz, com cerca de 2,5 metros de altura, a cruz assenta sobre um bloco de secção quadrada e este sobre dois degraus também quadrados.
Cruzeiro de Valadares (Valadares)
Um cruzeiro situado num largo na zona norte da localidade, o fuste cilíndrico suporta o capitel encimado por uma esfera e a cruz, e assenta sobre um bloco de secção quadrada e sobre três degraus.
Cruzeiro de Vila Maior (Igreja, Vila Maior)
Situado no largo em frente da Igreja Matriz, é um cruzeiro em que a cruz assenta sobre uma esfera e esta sobre o fuste e um bloco, ambos de secção quadrada. O conjunto inclui ainda a base de quatro degraus quadrados.
Cruzeiro do Convento dos Franciscanos (São Pedro do Sul)
O cruzeiro, situado na base da escadaria para o convento, tem cerca de 5 metros de altura e um fuste cilíndrico terminado num capitel onde assenta a cruz. O fuste assenta num bloco de secção quadrada e este num degrau circular.
Ermida de Nossa Senhora dos Milagres (Pindelo dos Milagres)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres foi assim batizada pelo mandante da edificação, Padre José de Paiva, tendo sido edificada decorria o ano de 1655. A fachada principal é antecedida por uma galilé formada por um murete com dez colunas, e esta por uma escadaria de seis degraus.
Escultura à Vitória da Liberdade (São Pedro do Sul)
Situada na rotunda do Largo 25 de Abril, esta escultura, com 3,5 metros de altura, representa a vitória à liberdade conseguida em 25 de abril de 1974.