No lugar da Sobrosa face à estrada municipal, ali se encontra a Capela da Senhora da Expectação. Também em relação a esta capela não há qualquer linha que a identifique no tempo.
Mantendo uma simplicidade rural, sob a égide do original, mantém o granito à mostra. Desenvolve-se na longitudinal e de planta retangular, sendo composta pelo único corpo da nave.
A fachada em empena truncada por uma sineira em arco de volta perfeita e encimada por uma cruz latina, os rasgos são pelo portal em vão reto encimado por uma janela igualmente de vão reto.
Este ponto está situado na localidade Sobrosa, na freguesia Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.
(Distância: 676 m N)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.
(Distância: 1 km SW)
Numa freguesia que tem um ex-libris como o Mosteiro, tudo o resto passa despercebido, inclusivamente esta Capela de Boa Passagem que somente o que tem como informação é a sua denominação. Na fachada principal em empena triangular, o portal em vão reto é encimado por uma janela igualmente reta e uma pequena sineira.
(Distância: 1 km SW)
(Distância: 1 km SW)
Conhecida como "Terra de Lafões", não há informações sobre o passado da freguesia de São Cristóvão de Lafões. Com vestígios desta época da história por toda a zona, de consideráveis monumentos de castros, dolmens ou antas, a zona de Lafões foi ocupada pelos romanos, depois pelos suevos e visigodos.
(Distância: 1 km E)
Um solar do século XVIII (1760/70), pertencente à família Malafaya, devido à construção da estrada nacional junto do mesmo foi abandonado pelos proprietários que construíram um novo solar em Serrazes. Este solar está agora abandonado, em ruínas e cercado de vegetação.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km E)
Sobre a Igreja Matriz de Santa Cruz da Trapa, a única informação disponível é das Inquirições Paroquiais, que só indicam que a localidade teve foros de vila e de sede do concelho. Destaca-se a forma decorada da fachada principal, todas as aberturas encimadas de forma idêntica por uma cimalha em ângulo.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km SW)
Situado perto do Mosteiro de S. Cristovão, temos o Aqueduto Real construído no século XVIII.
(Distância: 2 km SW)
O Mosteiro de São Cristóvão, provavelmente a primeira abadia cisterciense criada em Portugal, foi fundado nos primórdios da Nacionalidade, dotado da carta do couto por D. Afonso Henriques em 1153.