×
Pontos de Interesse no Concelho de São Pedro do Sul
Aldeia da Pena (Aldeia da Pena)
A Aldeia da Pena situa-se na Serra de São Macário, uma aldeia como algumas outras de xisto, recuperadas no verdadeiro sentido do original, com as suas ruas estreitas, a percorrer as poucas casas existentes nesta aldeia, todas fabricadas em xisto.
Aldeia de Covas do Rio (Covas do Rio)
Uma aldeia de xisto esquecida, contribuindo para isso a sua situação geográfica, no sopé e distribuída pela encosta da serra da Arada. A restauração está a ser possível na diversidade de um aglomerado de casas, na sua maioria de xisto e com telhados de lousa, com outras mais recentes e mais coloridas.
Aldeia de Fujaco (Fujaco)
Fujaco, uma Aldeia Portuguesa nas encostas da Serra da Arada, toda ela de xisto e restaurada, está encaixada por entre o verde dando uma perspetiva de um verdadeiro postal. Ainda se mantém uma certa atividade na aldeia, em que se dedicam à agricultura de subsistência, à criação de animais como cordeiros e ovelhas.
Aqueduto Real do Mosteiro (Gralheira)
Situado perto do Mosteiro de S. Cristovão, temos o Aqueduto Real construído no século XVIII.
Balneário Romano de S. Pedro de Sul (Termas)
Consideradas as melhores de Portugal, as mais antigas com um cheiro a romano, as únicas e melhor preservadas. Uma construção pelos romanos, tendo sido edificado em duas fases com a primeira a decorrer no século I d.C. e a segunda a coincidir com a conclusão do edifício nos finais do mesmo século.
Baloiço de São Macário (Aldeia da Pena)
Um baloiço panorâmico no cimo da serra de São Macário, um local com uma vista excelente por toda a serra e área em volta.
Biblioteca Municipal de São Pedro do Sul (São Pedro do Sul)
Uma biblioteca que dispõe de mais de 10.000 publicações e várias centenas de DVD, um espaço infantil e diversos computadores com ligação a Internet de livre aceso, destinado à promoção da leitura e à educação.
Bioparque (Carvalhais)
O Bioparque de São Pedro do Sul situa-se na freguesia de Carvalhais e apresenta-se como um espaço ecolúdico, com mais de 100.000 m2.
Busto de Homenagem a Joaquim de Almeida Sobrinho (Calvário)
Busto inaugurado em 04-09-1949, fabricado em bronze e sobre um pedestal em granito, situado no jardim no Largo do Calvário. A inscrição no pedestal refere o homenageado "Grande Amigo", pelo povo de Santa Cruz da Trapa.
Busto de Homenagem ao Comendador Agostinho Valgode (Calvário)
Um busto em bronze, situado no meio do jardim do Largo do Calvário, sobre um pedestal em granito decorado com elementos vegetalistas e uma inscrição referindo o homenageado.