Em relação a estas lagaretas ou lagares dos Mouros, assim chamadas, há dúvidas se foram fabricados pelos humanos, no caso para vinho ou azeite, ou se seriam esculpidas pelo tempo e pelas condições atmosféricas.
No entanto, qualquer das duas condições não deixa de remeter a uma antiguidade bastante remota, deixando o desconhecido para a imaginação de cada um dos visitantes e provocando a origem de lendas vulgarmente associadas a situações de que se desconhece a origem.
Este ponto está situado na localidade Amieiros, na freguesia Pinho.
(Distância: 568 m NW)
A origem desta capela está ligada a uma lenda, em que uma imagem apareceu a uma mulher que ia verificar as suas colmeias. Segundo o Frei Agostinho de Santa Maria, já no 1716 eram efetuadas procissões em ação de graças à Nossa Senhora das Colmeias.
(Distância: 610 m SW)
Campo de futebol de 11 da freguesia de Pinho, em terra batida e recinto vedado, com iluminação artificial.
(Distância: 1 km NW)
A Capela de Santo Antão, situada no centro de uma bifurcação da estrada, foi construída com as pedras da antiga Capela de Nossa Senhora das Colmeias, nos anos oitenta do século XIX. Destaca-se a fachada com o tímpano ladeado pela sineira e uma escada de acesso.
(Distância: 1 km SW)
Situada a este da sede do concelho São Pedro do Sul, a freguesia de Pinho tem nos seus termos históricos mais antigos o século XII, quando o presbítero de Zacarias cedeu as obras que tinham sido feitas em S. Salvador do Mosteiro ao Mosteiro de São Pedro do Sul e à Sé de Coimbra.
(Distância: 1 km SE)
Capela localizada no centro da aldeia, destaca-se a fachada antecedida por um pequeno alpendre assente sobre duas colunas e a sineira à esquerda sobre o telhado que termina na cruz. A porta principal é ladeada por dois pequenos postigos.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km NW)
Um parque de merendas junto do polidesportivo de Vila Maior e junto de um parque infantil, complementa o necessário para um dia de desporto e de divertimento, jogos e brincadeiras.
(Distância: 2 km W)
As primeiras referências escritas de povoações pertencentes à freguesia datam do ano de 1103, mas a ocupação humana é bem mais antiga demonstrada pelas insculturas da idade dos metais. A sua toponímia de Villa refere exatamente que os romanos por aqui se fixaram.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SW)
Dedicada a São João Batista, não há mais informações disponíveis sobre esta igreja. Tendo a localidade uma primeira referência no século XII, a igreja poderá igualmente remontar a essa época. Destaca-se o portal encimado por três janelas terminadas em cimalha idênticas à porta, em friso saliente.