O que hoje é uma Ecopista foi em tempos uma linha férrea que circulava no canal ferroviário do Vale de Vouga. Por isso esta ponte, que serviu para unir as duas margens do rio Vouga, tomou o nome de pego devido a que a edificação surgiu através de um pego existente no rio.
Constituindo hoje um símbolo arquitetónico e patrimonial do concelho, a ponte é uma obra do início do século passado concebida por arquitetos franceses.
Foram quase oitenta anos em que se manteve em funcionamento, com o imprevisto na sua construção em que, com umas cheias do Vouga, foi arrastada por água abaixo a estrutura temporária de madeira que sustentava o assentamento das pedras dos arcos.
Este incidente veio causar alguns prejuízos, mas principalmente atrasar em quase mês e meio a abertura geral da exploração ferroviária, tendo sido concluída em janeiro de 1914 e inaugurada a 5 de fevereiro do mesmo ano.
Uma construção feita em cimento e ferro, ficou como uma das mais garbosas e elegantes construções da linha ferroviária do Vale de Vouga, inserida, e já naquele tempo, num enquadramento paisagístico e verde da água, vegetação e céu.
A ponte apresenta um comprimento de 87,7 metros de comprimento por 23 metros de altura. Foi constituída com 10 arcos, com o principal a perfazer 46 metros de vão por 23 metros de altura, e os restantes com 5 metros de vão por 7 metros de altura.
Este ponto está situado na localidade Drizes, na freguesia São Pedro do Sul, Várzea e Baiões.
(Distância: 593 m SE)
A Capela de Nossa Senhora de Nazaré, uma edificação setecentista, mais concretamente de 1739, tem a fachada antecedida por uma galilé com uma cobertura apoiada em quatro colunas e na parede da construção ao lado.
(Distância: 772 m N)
Um cruzeiro situado numa bifurcação de estradas, foi restaurado recentemente. Apresenta o fuste cilíndrico sobre uma base de três degraus e bloco de secção quadrada e este sobre dois degraus. A cruz assenta num capitel quadrado.
(Distância: 785 m W)
(Distância: 863 m N)
Sem qualquer conhecimento de registo histórico ou cronológico, a Igreja dedicada a Nossa Senhora de Expectação é destacada pela grande torre sineira e a fachada aberta pela porta encimada por uma janela, ambas em friso e tímpano curvos.
(Distância: 974 m W)
Um cruzeiro parcialmente degradado situado num encontro de estradas, a servir de rotunda, é composto pela cruz sobre uma base e esta sobre três blocos, todos cilíndricos.
(Distância: 1 km SW)
Uma praia do rio Vouga com muito espaço arborizado e relvado.
(Distância: 1 km SW)
Muito perto da capela com o mesmo nome e com a data de 1943, a fonte situa-se no nível abaixo da estrada, precisamente junto ao rio Vouga e no meio de um jardim. Com uma superfície revestida de azulejos azuis e brancos, é servida por uma água pura e límpida.
(Distância: 1 km SW)
O Rio Vouga nas Termas de São Pedro do Sul.
(Distância: 1 km SW)
As Termas de São Pedro do Sul situam-se a pouco mais de 3 quilómetros a sudoeste de São Pedro do Sul, sede do concelho e da freguesia, junto do rio Vouga.
(Distância: 1 km SW)
Situada na proximidade do Balneário Termal de São Pedro de Sul, a Capela de São Martinho é uma edificação do século XIV. Construída em granito, destaca-se a fachada aberta pela porta em arco quebrado e uma pequena janela no lado direito da capela.