Este ponto está situado na localidade Igreja, Figueiredo de Alva, na freguesia Figueiredo de Alva.
(Distância: 399 m E)
A única informação histórica sobre esta igreja refere que é uma segunda construção, dada o estado de ruína em que a primeira se encontrava e que se situava neste mesmo local. Restou da primeira a pia batismal que está agora na atual. Destaca-se a torre sineira terminada em pirâmide e ladeada por pináculos.
(Distância: 445 m E)
Não havendo informações históricas sobre esta freguesia, a sua posição geográfica traduz, tendo em conta a história das suas freguesias vizinhas, a probabilidade de este território remontar a uma grande antiguidade, anterior ao Império Romano.
(Distância: 502 m E)
(Distância: 860 m NW)
Uma capela situada num plano elevado dada a inclinação da estrada, a fachada é antecedida por um alpendre. O tímpano é encimado pela cruz no vértice, com a torre sineira à esquerda. Acede-se à capela por uma escadaria lateral ou pela estrada na parte superior.
(Distância: 2 km E)
Capela de Nossa Senhora das Necessidades, é a segunda mais antiga da freguesia, e uma das melhores em decoração.
(Distância: 2 km SW)
Uma capela junto da estrada e no meio do arvoredo, situada a algumas dezenas de metros a oeste da localidade, é uma capela moderna com a fachada aberta pela porta e quatro janelas, ladeada pela torre sineira.
(Distância: 3 km SE)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres foi assim batizada pelo mandante da edificação, Padre José de Paiva, tendo sido edificada decorria o ano de 1655. A fachada principal é antecedida por uma galilé formada por um murete com dez colunas, e esta por uma escadaria de seis degraus.
(Distância: 3 km SE)
Este carvalho é mais um exemplo de uma árvore eleita como património da freguesia. Situado junto da Capela de Nossa Senhora dos Milagres, marca a sua presença através da sua robustez, permitido uma sombra bastante agradável.
(Distância: 3 km SE)
A primeira referência a Pindelo dos Milagres é da época do reinado de D. Dinis. Anteriormente designada de Pindelo de Lafões, por pertencer ao concelho de Lafões, deixou depois de pertencer a este e passou ao de S. Pedro do Sul.
(Distância: 3 km NE)
Um Museu Etnográfico que faz parte da Associação do Rancho Folclórico "As Morenitas de Alva".