É conhecida como Igreja de São Tiago desde o século XVIII, quando que se deu a sua edificação.
O templo no entanto remonta ao século XIII em que foi doado ao Mosteiro de Paço de Sousa pelo casal Pedro Moniz Buchicho e sua mulher Maria Cide, de Lafões. Esta doação foi impugnada em 1228, tendo o filho do casal ajustado com o mosteiro, para uma apresentação com o pároco.
No ano de 1455 o templo passa a padroado do mosteiro e no século XVIII acontece a mudança, dado o estado ruinoso em que a igreja anterior se encontrava. No início realiza-se a execução da cobertura dos caixotões, na década de 1710 inicia-se a reconstrução do templo e em 1721 a edificação da fachada principal.
Somente em 1743 é a data provável para a inauguração do templo e mais tarde deu-se a anexação ao Mosteiro de Paço de Sousa, com o padroado da Companhia de Jesus do Colégio de Évora. É no final deste século que o padroado passa para a Igreja da Misericórdia de Viseu e posteriormente para D. Isabel Maria da Câmara.
Desenvolve-se na longitudinal e com uma planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena e estreita, ambas retangulares. Duas capelas estão adossadas à nave paralelamente nas duas fachadas.
A fachada principal é marcada pela abertura de um arco abatido formando uma pequena galilé, encimada por janela de coro. Sobre esta, a torre sineira flanqueada por volutas e rasgada por pequeno nicho que alberga a imagem do São Tiago, encimada por outra abertura com os sinos.
Em 2003, há o despacho de homologação da classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público.
Este ponto está situado na localidade Carvalhais, na freguesia Carvalhais e Candal.
(Distância: 53 m NW)
O Museu Rural de Carvalhais foi inaugurado em 2006. Compõe este museu uma exposição etnográfica e uma exposição de peças de arte sacra. Tem ainda uma secção de arqueologia, com peças do Castro da Cárcoda.
(Distância: 132 m SE)
(Distância: 150 m N)
Não havendo informações sobre a Capela do Senhor dos Passos, podemos observar a fachada, aberta pela porta sobreposta de uma janela do coro, ladeada pela torre sineira composta por um sino e com acesso por uma escadaria exterior. Destaca-se o frontão triangular terminado pela cruz no vértice e ladeado por pináculos.
(Distância: 166 m N)
As duas anteriores freguesias situam-se na serra de Arada, com informações que remontam ao período pré-histórico, salientando-se o Castro de Cárcoda e sinais da ocupação romana e muçulmana. Surgem referências documentais nos séculos XI e XII, formando-se a União das Freguesias em 2013.
(Distância: 178 m NW)
(Distância: 187 m N)
(Distância: 202 m E)
Campo de Futebol Marque Veloso, campo de futebol de 11 com iluminação artificial, bancadas e balneários. Espaço de jogos e treinos das equipas locais ou visitantes.
(Distância: 1 km SW)
Uma capela situada no adro em nível elevado em relação à estrada, mas a que se acede por uma escadaria. A fachada é aberta pela porta ladeada por duas janelas e encimada por outra janela. O tímpano é interrompido pela sineira em ventana de arco perfeito.
(Distância: 2 km NW)
O Bioparque de São Pedro do Sul situa-se na freguesia de Carvalhais e apresenta-se como um espaço ecolúdico, com mais de 100.000 m2.
(Distância: 2 km N)
Situado na encosta da serra da Arada, tem uma área de 10 ha, sendo um dos mais importantes e imponentes castrejos da região de Lafões.