Este ponto está situado na localidade Dianteiro, na freguesia Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.
(Distância: 1 km SE)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.
(Distância: 1 km W)
Uma capela moderna situada no centro da localidade, a entrada é antecedida por uma escadaria devida à inclinação do terreno, e destaca-se o grande espaldar onde está situada uma cruz e o relógio. A capela é ladeada pelos anexos.
(Distância: 2 km SE)
No lugar da Sobrosa face à estrada municipal, ali se encontra a Capela da Nossa Senhora da Expectação sem mais informações além do nome. Destaca-se a fachada principal aberta pela porta encimada por uma janela, ambas as aberturas retangulares.
(Distância: 2 km NE)
Capela situada na zona norte da aldeia, a fachada é prolongada pelo tímpano que contém a sineira e é terminado pela cruz e ladeado por pináculos piramidais. A fachada é aberta pela porta ladeada por pequenas janelas e encimada por uma janela grande.
(Distância: 2 km S)
Numa freguesia que tem um ex-libris como o Mosteiro, tudo o resto passa despercebido, inclusivamente esta Capela de Boa Passagem que somente o que tem como informação é a sua denominação. Na fachada principal em empena triangular, o portal em vão reto é encimado por uma janela igualmente reta e uma pequena sineira.
(Distância: 3 km S)
(Distância: 3 km S)
Conhecida como "Terra de Lafões", não há informações sobre o passado da freguesia de São Cristóvão de Lafões. Com vestígios desta época da história por toda a zona, de consideráveis monumentos de castros, dolmens ou antas, a zona de Lafões foi ocupada pelos romanos, depois pelos suevos e visigodos.
(Distância: 3 km S)
O Mosteiro de São Cristóvão, provavelmente a primeira abadia cisterciense criada em Portugal, foi fundado nos primórdios da Nacionalidade, dotado da carta do couto por D. Afonso Henriques em 1153.
(Distância: 3 km SE)
(Distância: 3 km S)
A Igreja Matriz que surgiu aquando o Mosteiro de Lafões, fazendo parte do Conjunto Conventual, foi separada após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. A igreja atual é atribuída ao início do século XVIII, em 1704, sucedendo a duas reconstruções anteriores.