Uma localidade com a designação de São Félix, que é também o seu protetor, uma homenagem feita a este mártir decapitado a mando do prefeito romano.
Esta localidade é sem dúvida muito anterior à Nacionalidade e, a comprovar que recua mais no tempo do que este episódio com o São Félix, há também indicação a deduzir por alguns vestígios arqueológicos, especialmente no Monte Pendão, com um relevo significativo de defesa dos povos primitivos.
Ainda no século XII, o território desta freguesia fazia parte da paróquia de São Pedro do Sul, de que foi vigairaria de apresentação da Universidade, cujos donatários eram os Duques de Lafões.
Este ponto está situado na localidade São Félix, na freguesia São Félix.
(Distância: 80 m NE)
(Distância: 87 m E)
Cruzeiro situado no adro da Igreja de São Félix, o fuste cilíndrico, que suporta a cruz sobre um capitel quadrado, assenta num bloco de secção quadrada e sobre dois degraus.
(Distância: 91 m E)
A localidade de São Félix cresceu com a paroquia e, por esta razão, a Igreja pode ser mais ou menos da mesma época. Destaca-se a fachada frontal formada por dois corpos, o da porta principal em frontão contracurvado e, adossado à esquerda deste e no mesmo plano, a torre sineira com três sinos em arco de volta perfeita.
(Distância: 157 m NE)
(Distância: 326 m S)
Uma maneira diferente e bonita de anunciar a presença em São Félix, um painel situado à entrada da localidade, provenientes de São Pedro de Sul. Um mapa, com indicação da localidade, ladeado por imagens da vida quotidiana desta mesma localidade e de todo o seu património edificado.
(Distância: 2 km SW)
Uma praia fluvial no rio Sul, um local muito agradável com árvores e boas sombras e com um bom relvado, situado junto da Ponte de Pouves.
(Distância: 2 km E)
Situado no largo em frente da Igreja Matriz, é um cruzeiro em que a cruz assenta sobre uma esfera e esta sobre o fuste e um bloco, ambos de secção quadrada. O conjunto inclui ainda a base de quatro degraus quadrados.
(Distância: 2 km E)
A Igreja Paroquial de Vila Maior é uma reconstrução da original que remonta a um período anterior ao século XII, mantendo-se a devoção a Nossa Senhora da Purificação. Destaca-se a fachada contracurvada com a porta e três janelas, duas laterais e uma superior.
(Distância: 2 km SW)
Uma fonte pública, mas curiosamente o espaldar da fonte está aposto e na continuação da escada e do muro para uma moradia particular. Uma bica verte água para um pequeno tanque retangular.
(Distância: 2 km E)