Sem qualquer informação quanto à data da construção da igreja, sabe-se no entanto que a localidade é antiga, referenciada no reinado de D. Dinis, o que poderá corresponder que a Igreja de Nossa Senhora dos Milagres tenha uma cronologia correspondente.
Na longitudinal com a fachada principal orientada a poente, tem uma planta retangular composta por nave e capela-mor mais pequena e estreita com adossamento da sacristia retangular na fachada norte.
A fachada sul tem os três rasgos de vãos retos da porta ladeada por duas janelas retangulares gradeadas, na nave, e uma janela idêntica na capela-mor.
A fachada principal é formada por três pisos, com a torre sineira ao centro e ladeada por dois anexos, formando uma pequena galilé que antecede a entrada do templo.
A torre sineira é delimitada por pilastras pelos panos laterais, por duas janelas redondas com gradeamentos, e o central pelo arco de volta perfeita encimado por uma pequena janela quadrilobada, a que se sobrepõe um frontão curvo.
O remate da torre sineira é em coruchéu e pináculos nos quatro cantos, sobre as pilastras.
Este ponto está situado na localidade Pindelo dos Milagres, na freguesia Pindelo dos Milagres.
(Distância: 15 m NW)
Um cruzeiro decorado, situado no adro da Igreja Paroquial, apresenta o fuste canelado que suporta um capitel, uma esfera e a cruz de Cristo Crucificado. O fuste assenta numa base quadrada com inscrições e quatro degraus.
(Distância: 18 m NW)
(Distância: 377 m W)
No centro de Pindelo dos Milagres, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios não tem uma data certa de construção, mas com informação que é mais antiga que a Igreja Matriz. Destaca-se a decoração do portal e o recorte do tímpano ladeado por pináculos em forma de vaso.
(Distância: 387 m W)
A primeira referência a Pindelo dos Milagres é da época do reinado de D. Dinis. Anteriormente designada de Pindelo de Lafões, por pertencer ao concelho de Lafões, deixou depois de pertencer a este e passou ao de S. Pedro do Sul.
(Distância: 1 km SE)
Campo de futebol de 11 para treinos e jogos das equipas da freguesia e visitantes, em terra batida, com balneários e sem outras facilidades.
(Distância: 1 km N)
Este carvalho é mais um exemplo de uma árvore eleita como património da freguesia. Situado junto da Capela de Nossa Senhora dos Milagres, marca a sua presença através da sua robustez, permitido uma sombra bastante agradável.
(Distância: 1 km N)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres foi assim batizada pelo mandante da edificação, Padre José de Paiva, tendo sido edificada decorria o ano de 1655. A fachada principal é antecedida por uma galilé formada por um murete com dez colunas, e esta por uma escadaria de seis degraus.
(Distância: 2 km SE)
Uma capela num largo para realização de festas, destaca-se a fachada aberta pela porta que está encimada por uma imagem em azulejos de São Domingos de Gusmão e esta pela janela do coro. A torre sineira eleva-se na lateral esquerda, com acesso por uma escada exterior.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km E)