Estes marcos da Ordem de Malta na freguesia de Vila Maior são relativos ao século XII, em que as propriedades de uma das localidade de Vila Maior, Goja, pertenciam aos reis leoneses que, por sua vez, foram herdados por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.
Esta por sua vez doou aos frades da Ordem Religiosa dos Hospitalários, uma das maiores e antigas referências da época medieval, que acabou por desaparecer para dar lugar à Ordem de Malta.
O que significa que, à Ordem de Malta, as ditas terras acabam por lhes pertencer e, como tal, a Ordem manda pôr estes marcos de limite de terras da sua pertença. Assim surgem estes dois marcos que pertencem à história de Vila Maior.
Este ponto está situado na localidade Pindelo dos Milagres, na freguesia Pindelo dos Milagres.
(Distância: 2 km SW)
A origem desta capela está ligada a uma lenda, em que uma imagem apareceu a uma mulher que ia verificar as suas colmeias. Segundo o Frei Agostinho de Santa Maria, já no 1716 eram efetuadas procissões em ação de graças à Nossa Senhora das Colmeias.
(Distância: 2 km SW)
Em relação a estas lagaretas ou lagares dos Mouros, assim chamadas, há dúvidas se foram fabricados pelos humanos ou se seriam esculpidas pelo tempo e pelas condições atmosféricas. O desconhecido fica para a imaginação dos visitantes e para as lendas.
(Distância: 2 km NW)
Uma capela junto da estrada e no meio do arvoredo, situada a algumas dezenas de metros a oeste da localidade, é uma capela moderna com a fachada aberta pela porta e quatro janelas, ladeada pela torre sineira.
(Distância: 2 km W)
Polidesportivo com recinto para futebol e outras modalidades, para treinos e jogos das equipas locais e visitantes.
(Distância: 2 km W)
(Distância: 2 km W)
Um parque de merendas junto do polidesportivo de Vila Maior e junto de um parque infantil, complementa o necessário para um dia de desporto e de divertimento, jogos e brincadeiras.
(Distância: 3 km W)
A Capela de Santo Antão, situada no centro de uma bifurcação da estrada, foi construída com as pedras da antiga Capela de Nossa Senhora das Colmeias, nos anos oitenta do século XIX. Destaca-se a fachada com o tímpano ladeado pela sineira e uma escada de acesso.
(Distância: 3 km E)
No centro de Pindelo dos Milagres, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios não tem uma data certa de construção, mas com informação que é mais antiga que a Igreja Matriz. Destaca-se a decoração do portal e o recorte do tímpano ladeado por pináculos em forma de vaso.
(Distância: 3 km E)
A primeira referência a Pindelo dos Milagres é da época do reinado de D. Dinis. Anteriormente designada de Pindelo de Lafões, por pertencer ao concelho de Lafões, deixou depois de pertencer a este e passou ao de S. Pedro do Sul.
(Distância: 3 km SW)
Campo de futebol de 11 da freguesia de Pinho, em terra batida e recinto vedado, com iluminação artificial.