Inicialmente com uma designação de São Martinho das Moutas, esta freguesia serrana encontra-se na serra da Arada, no extremo norte do concelho de São Pedro do Sul, à qual pertence, na fronteira com o concelho de Castro Daire, também do distrito de Viseu.
São Martinho das Moitas, uma freguesia de interior, sofre do mesmo problema de outras aldeias na mesma situação, de desertificação e por isso poucos habitantes.
Sendo a aldeia de Covas de Rio antiga sede de freguesia do concelho de São Pedro do Sul sofre do mesmo problema da sua vizinha São Martinho das Moitas pela desertificação e pela falta de informações históricas.
Com a reorganização administrativa de 2013, as antigas freguesias de São Martinho das Moitas e de Covas do Rio ficaram agregadas, formando a União de Freguesias de São Martinho das Moitas e Covas do Rio com sede na primeira e representação na segunda.
Este ponto está situado na localidade São Martinho das Moitas, na freguesia São Martinho das Moitas e Covas do Rio.
(Distância: 31 m NW)
A paróquia era da pertença do concelho de Sul até este ser extinto no ano de 1855. A fachada principal, delimitada por pilastras nos cunhais, é composta pelo rasgo do portal principal em vão reto encimado por uma janela lobulada, sobrepondo-se a imagem do Santo.
(Distância: 54 m N)
(Distância: 767 m N)
Uma edificação anterior aos finais do século XVIII, salienta-se o portal de arco quebrado e arestas biseladas, possível construção quatrocentista. Destaca-se a grande torre sineira e a fachada aberta pela porta e um óculo circular no tímpano.
(Distância: 782 m N)
(Distância: 1 km N)
(Distância: 1 km SE)
Uma capela junto ao centro da localidade, está situada no final de um pequeno jardim. A fachada é aberta pela porta ladeada de duas janelas e encimada por uma terceira, todas retangulares. A pequena sineira está sobre a parede lateral esquerda.
(Distância: 1 km N)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km NW)
Um cruzeiro situado no limite de São Pedro do Sul e quase na fronteira com o concelho de Castro Daire, uma coluna de secção quadrada e dividida em várias secções na vertical mostra junto ao capitel escudos portugueses e termina na cruz da Ordem de Cristo.
(Distância: 2 km N)