Este ponto está situado na localidade Lourosa, na freguesia Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.
(Distância: 1 km SW)
Situada no lugar da Trapa, numa bifurcação entre a rua do Pelourinho e rua da Leira Longa, não há qualquer informação relativa à capela, além do nome. Destaca-se a fachada principal terminada em empena truncada pela sineira em arco de volta perfeita e encimada por cruz latina.
(Distância: 1 km SW)
Situado a poucas dezenas de metros da Capela de São Sebastião, num largo em que o monumento serve de rotunda, teve a sua ocupação inicial no Largo do Pelourinho. É no século XVI que a edificação do Pelourinho se realiza e, como habitual naqueles tempos, situava-se em frente dos Paços do Concelho e Cadeia.
(Distância: 1 km NE)
(Distância: 1 km NE)
Esta Igreja de São Tiago, Matriz de Carvalhais, foi edificada no século XVIII, tendo no entanto um antecedente histórico desde o século XIII. Foi inaugurada provavelmente em 1743, conforme uma inscrição na parede da igreja. Destaca-se a sineira sobre a galilé que antecede a entrada principal.
(Distância: 1 km NE)
O Museu Rural de Carvalhais foi inaugurado em 2006. Compõe este museu uma exposição etnográfica e uma exposição de peças de arte sacra. Tem ainda uma secção de arqueologia, com peças do Castro da Cárcoda.
(Distância: 1 km E)
(Distância: 1 km NE)
Não havendo informações sobre a Capela do Senhor dos Passos, podemos observar a fachada, aberta pela porta sobreposta de uma janela do coro, ladeada pela torre sineira composta por um sino e com acesso por uma escadaria exterior. Destaca-se o frontão triangular terminado pela cruz no vértice e ladeado por pináculos.
(Distância: 2 km SW)
Um chafariz fora do normal, com um cruzeiro ao centro. O tanque do chafariz tem quatro metros de diâmetro e o cruzeiro, com cerca de 6 metros de altura, é composto pelo fuste canelado sobre uma base de secção quadrada.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km SW)
Busto inaugurado em 04-09-1949, fabricado em bronze e sobre um pedestal em granito, situado no jardim no Largo do Calvário. A inscrição no pedestal refere o homenageado "Grande Amigo", pelo povo de Santa Cruz da Trapa.