Sem informações sobre a Igreja Matriz, tem na sua população mais velha o conhecimento de que este templo é uma segunda edificação, no mesmo local da original, devido ao estado de degradação e ruína em que esta se encontrava.
O único vestígio que restou desta primeira foi a pia batismal que entretanto serve este segundo templo.
A desenvolver-se na longitudinal e com uma planta retangular composta por nave e capela-mor retangulares tem adossamento da sacristia pentagonal na extensão.
Na fachada norte e num plano um pouco recuado em relação à fachada principal, a torre sineira quadrada de três pisos e com uma cobertura piramidal terminada na cruz e ladeada por pináculos sobre as pilastras.
A fachada principal em empena triangular é delimitada por pilastras e com o portal principal em arco abatido e encimado por uma janela de coro oval. A empena termina com a cruz latina e é ladeada por pináculos.
Este ponto está situado na localidade Igreja, Figueiredo de Alva, na freguesia Figueiredo de Alva.
(Distância: 46 m E)
Não havendo informações históricas sobre esta freguesia, a sua posição geográfica traduz, tendo em conta a história das suas freguesias vizinhas, a probabilidade de este território remontar a uma grande antiguidade, anterior ao Império Romano.
(Distância: 107 m E)
(Distância: 399 m W)
Campo de futebol de 11 da freguesia de Figueiredo de Alva, em terra batida e sem outras facilidades.
(Distância: 1 km NW)
Uma capela situada num plano elevado dada a inclinação da estrada, a fachada é antecedida por um alpendre. O tímpano é encimado pela cruz no vértice, com a torre sineira à esquerda. Acede-se à capela por uma escadaria lateral ou pela estrada na parte superior.
(Distância: 1 km E)
Capela de Nossa Senhora das Necessidades, é a segunda mais antiga da freguesia, e uma das melhores em decoração.
(Distância: 2 km SW)
Uma capela junto da estrada e no meio do arvoredo, situada a algumas dezenas de metros a oeste da localidade, é uma capela moderna com a fachada aberta pela porta e quatro janelas, ladeada pela torre sineira.
(Distância: 3 km SE)
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres foi assim batizada pelo mandante da edificação, Padre José de Paiva, tendo sido edificada decorria o ano de 1655. A fachada principal é antecedida por uma galilé formada por um murete com dez colunas, e esta por uma escadaria de seis degraus.
(Distância: 3 km SE)
Este carvalho é mais um exemplo de uma árvore eleita como património da freguesia. Situado junto da Capela de Nossa Senhora dos Milagres, marca a sua presença através da sua robustez, permitido uma sombra bastante agradável.
(Distância: 3 km SE)
A primeira referência a Pindelo dos Milagres é da época do reinado de D. Dinis. Anteriormente designada de Pindelo de Lafões, por pertencer ao concelho de Lafões, deixou depois de pertencer a este e passou ao de S. Pedro do Sul.
(Distância: 3 km SE)
No centro de Pindelo dos Milagres, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios não tem uma data certa de construção, mas com informação que é mais antiga que a Igreja Matriz. Destaca-se a decoração do portal e o recorte do tímpano ladeado por pináculos em forma de vaso.