Situada no centro da aldeia, uma capela construída em granito, naquele pequeno largo que provoca a atenção de património religioso.
Sem qualquer referência, nem o nome, nada mais justo que a dualidade com a aldeia, tomando de seu nome de Capela de Covas do Rio.
A simplicidade da fachada em empena truncada por uma sineira de arco de volta perfeita, com os únicos rasgos de uma porta central de vão reto ladeada por duas janelas igualmente de vãos retos.
Este ponto está situado na localidade Covas do Rio, na freguesia São Martinho das Moitas e Covas do Rio.
(Coordenadas aproximadas, não verificadas)
(Distância: 28 m W)
Uma aldeia de xisto esquecida, contribuindo para isso a sua situação geográfica, no sopé e distribuída pela encosta da serra da Arada. A restauração está a ser possível na diversidade de um aglomerado de casas, na sua maioria de xisto e com telhados de lousa, com outras mais recentes e mais coloridas.
(Distância: 52 m S)
Situado perto da Junta de Freguesia e ao lado da Igreja Matriz, o coreto é o local preferido para alguns espetáculos de música ou teatro ou outros. Em planta octogonal, é constituído por uma base em pedra onde se erguem oito colunas em ferro que apoiam a cobertura em chapa.
(Distância: 53 m S)
Sem outras informações além do nome, de São Facundo, nesta igreja situada na zona sul da aldeia de Covas do Rio destaca-se a fachada aberta pela porta encimada por uma pequena fresta e com a torre sineira de construção posterior.
(Distância: 136 m SE)
Restaurado em 2009, serve o lavadouro comunitário como ponto de encontro da pequena aldeia, um local importante no ponto de vista da localidade. O painel ao centro, coberto de azulejos com motivos florais, divide o tanque numa zona da fonte e outra do lavadouro.
(Distância: 2 km NE)
(Distância: 2 km NE)
Coreto situado no adro da capela, local para a realização de festejos, sinal dos tempos antigos e que ainda é utilizado para apresentações musicais ou teatrais.
(Distância: 2 km NE)
Capela situada no adro para realização de festas, a fachada é aberta pela porta encimada por uma janela, ambas em moldura retangular. À direita ergue-se a torre sineira com a ventana em arco perfeito.
(Distância: 2 km E)
Um cruzeiro situado no limite de São Pedro do Sul e quase na fronteira com o concelho de Castro Daire, uma coluna de secção quadrada e dividida em várias secções na vertical mostra junto ao capitel escudos portugueses e termina na cruz da Ordem de Cristo.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km S)
A Aldeia da Pena situa-se na Serra de São Macário, uma aldeia como algumas outras de xisto, recuperadas no verdadeiro sentido do original, com as suas ruas estreitas, a percorrer as poucas casas existentes nesta aldeia, todas fabricadas em xisto.