Sendo São João Batista o padroeiro e protetor da freguesia como única informação existente, este é no entanto o templo religioso de uma localidade cuja primeira referência remonta ao século XII, e que igualmente poderá remontar a essa época.
Situada paralelamente à estrada municipal 564, a Igreja de São João desenvolve-se na longitudinal com a fachada orientada a poente, com uma planta retangular composta por uma única nave com adossamento a este corpo da sacristia retangular na sua extensão.
Na fachada norte adossada à fachada principal num plano um pouco recuado, a torre sineira quadrada de três pisos e uma cobertura em coruchéu.
A fachada principal em empena angular rematada por cruz latina e ladeada por pináculos, é delimitada por pilastras.
O portal é em arco abatido, contornado por moldura e encimado por uma cimalha com friso saliente.
O portal é encimado por três janelas terminadas em cimalha idênticas à porta, em friso saliente, sendo a central em arco perfeito e as laterais em arco abatido.
Este ponto está situado na localidade Pinho, na freguesia Pinho.
(Distância: 77 m S)
Uma fonte decorada de espaldar contracurvado ladeado por pináculos piramidais e terminado também por pináculo piramidal curvo, uma bica verte agua para um tanque retangular. O recinto da fonte é ladeado por bancos.
(Distância: 101 m E)
(Distância: 911 m E)
Situada a este da sede do concelho São Pedro do Sul, a freguesia de Pinho tem nos seus termos históricos mais antigos o século XII, quando o presbítero de Zacarias cedeu as obras que tinham sido feitas em S. Salvador do Mosteiro ao Mosteiro de São Pedro do Sul e à Sé de Coimbra.
(Distância: 956 m SE)
Um espaço situado numa esquina entre duas ruas, Rua Principal e Rua Nova da Cruz, contém um nicho dedicado a Nossa Senhora da Saúde num pequeno jardim gradeado aberto por um portão
(Distância: 1 km N)
A Igreja Paroquial de Vila Maior é uma reconstrução da original que remonta a um período anterior ao século XII, mantendo-se a devoção a Nossa Senhora da Purificação. Destaca-se a fachada contracurvada com a porta e três janelas, duas laterais e uma superior.
(Distância: 2 km N)
Situado no largo em frente da Igreja Matriz, é um cruzeiro em que a cruz assenta sobre uma esfera e esta sobre o fuste e um bloco, ambos de secção quadrada. O conjunto inclui ainda a base de quatro degraus quadrados.
(Distância: 2 km N)
(Distância: 2 km N)
As primeiras referências escritas de povoações pertencentes à freguesia datam do ano de 1103, mas a ocupação humana é bem mais antiga demonstrada pelas insculturas da idade dos metais. A sua toponímia de Villa refere exatamente que os romanos por aqui se fixaram.
(Distância: 2 km E)
Campo de futebol de 11 da freguesia de Pinho, em terra batida e recinto vedado, com iluminação artificial.
(Distância: 2 km NE)
A Capela de Santo Antão, situada no centro de uma bifurcação da estrada, foi construída com as pedras da antiga Capela de Nossa Senhora das Colmeias, nos anos oitenta do século XIX. Destaca-se a fachada com o tímpano ladeado pela sineira e uma escada de acesso.