Quando numa freguesia se tem um ex-libris como o Mosteiro, tudo o resto passa despercebido, inclusivamente esta Capela de Boa Passagem que somente o que tem como informação é a sua denominação.
Um pouco mais alta que o habitual nestes templos religiosos, esta capela desenvolve-se na longitudinal e uma planta retangular, sendo composta por um único corpo, a nave.
Uma edificação em que a construção em granito se mantém, a fachada principal é em empena triangular com o portal em vão reto encimado por uma janela igualmente reta. No remate à direita, a pequena sineira em arco perfeito de um só sino.
Este ponto está situado na localidade Gralheira, na freguesia Santa Cruz da Trapa e São Cristóvão de Lafões.
(Distância: 280 m S)
(Distância: 308 m S)
Conhecida como "Terra de Lafões", não há informações sobre o passado da freguesia de São Cristóvão de Lafões. Com vestígios desta época da história por toda a zona, de consideráveis monumentos de castros, dolmens ou antas, a zona de Lafões foi ocupada pelos romanos, depois pelos suevos e visigodos.
(Distância: 551 m S)
O Mosteiro de São Cristóvão, provavelmente a primeira abadia cisterciense criada em Portugal, foi fundado nos primórdios da Nacionalidade, dotado da carta do couto por D. Afonso Henriques em 1153.
(Distância: 587 m S)
A Igreja Matriz que surgiu aquando o Mosteiro de Lafões, fazendo parte do Conjunto Conventual, foi separada após a extinção das Ordens Religiosas em 1834. A igreja atual é atribuída ao início do século XVIII, em 1704, sucedendo a duas reconstruções anteriores.
(Distância: 609 m S)
(Distância: 658 m S)
Situado perto do Mosteiro de S. Cristovão, temos o Aqueduto Real construído no século XVIII.
(Distância: 1 km NE)
No lugar da Sobrosa face à estrada municipal, ali se encontra a Capela da Nossa Senhora da Expectação sem mais informações além do nome. Destaca-se a fachada principal aberta pela porta encimada por uma janela, ambas as aberturas retangulares.
(Distância: 2 km NE)
No lugar do Sobrosa, a norte da Capela de Nossa Senhora da Expectação, vamos encontrar o Poço Azul, um local de rara beleza, poço de águas cristalinas da ribeira da Landeira junto das rochas graníticas polidas pela erosão milenar, o que provoca uma pequena queda de água e uma pequena piscina.
(Distância: 2 km S)
Uma pequena capela no centro da localidade, tem na fachada a data de 1710 que pode ser a data da construção. A fachada é aberta unicamente pela porta retangular e foi recentemente sujeita a obras de recuperação.
(Distância: 2 km S)
Ponte de três arcos, sendo o central maior, com origem no século XVI. Atravessando o rio Vouga, liga o concelho de São Pedro do Sul ao concelho de Oliveira de Frades, ambos do distrito de Viseu.