×
Pontos de Interesse no Concelho de Caminha
Junta de Freguesia de Âncora (Âncora)
Âncora, uma freguesia do concelho de Caminha que se situa na margem esquerda do rio com o mesmo nome e com o Oceano Atlântico a oeste, as condições necessárias para uma situação bastante favorável.
Junta de Freguesia de Arga de Cima (Arga de Cima)
Considerada como uma aldeia do topo do mundo só aparece nos livros em 1551, mas os vestígios que aqui se encontraram mostram que aqui viveram comunidades humanas milénios antes da era Cristã.
Junta de Freguesia de Argela (Argela)
Este lugar já estava referenciado nas Inquisições Paroquiais de 1258, através da Igreja Paroquial, por isso, a povoação pode ter o seu início por volta desta data, confirmado pela existência das sepulturas antropomórficas na Igreja Matriz.
Junta de Freguesia de Azevedo (Azevedo)
A Freguesia de Azevedo tem uma antiguidade de cerca de 500 anos,em que esta e a de Vile formavam uma só com proveniência da então freguesia de São Pedro de Varais. Aqui existiram outras povoações, entre elas a povoação de Vale dos Azares.
Junta de Freguesia de Cristelo (Cristelo)
A localização da freguesia de Cristelo, entre o rio Minho a norte e o Oceano Atlântico e o Pinhal de Carmarido a oeste, faz que seja considerada como uma das primeiras povoações em toda a Península Ibérica, crendo-se ter sido habitada pelos celtas.
Junta de Freguesia de Dem (Dem)
Sendo a mais nova freguesia do concelho, tem no entanto muito património sinal das antigas civilizações que povoaram esta região, marcas que as antigas civilizações deixaram, tendo em conta os topónimos Alto do Crasto e Castro do Germano.
Junta de Freguesia de Gondar (Gondar)
A única informação relativa à localidade refere a sua existência no ano de 1258, denominando-se então de Gundar. No entanto a sua origem deve ser anterior dado terem sido encontrados junto da Igreja Paroquial fragmentos de cerâmicas e sarcófagos romanos.
Junta de Freguesia de Lanhelas (Lanhelas)
Numa situação privilegiada como a freguesia de Lanheses a gozar o extenso rio Minho a banhar o território, integrada numa zona que teve uma ocupação desde a pré-história, já existia como paróquia no século XIII, nas Inquirições Paroquiais.
Junta de Freguesia de Moledo (Moledo)
Moledo é referenciado historicamente, pela primeira vez, nas Inquirições de D. Afonso III, no ano de 1258, o mesmo das Inquirições Paroquiais. As condições climatéricas fazem esta localidade muito procurada desde há muito tempo.
Junta de Freguesia de Orbacém (Orbacém)
Erbacazaim, assim conhecida nos documentos do século X, a sua origem terá sido numa Villa romana, denominada de Arvezani, região muito desejava pela existência de minérios. Em 1878 Orbacém passou para a comarca de Caminha.