Como tantas outras localidades da costa marítima, Moledo não só goza deste privilégio como também goza de pertencer a uma zona habitada remotamente pelos seres pré-históricos, indicados por instrumentos rudimentares que foram encontrados.
No entanto, Moledo só é referenciado historicamente, pela primeira vez, nas Inquirições de D. Afonso III, no ano de 1258, o mesmo das Inquirições Paroquiais.
Entretanto, com o decorrer dos tempos, a localidade entrava em conturbadas ações de pagamentos, na normalidade das transações da época medieval, entre o rei português e a Diocese de Tui. Chegou inclusivamente a pertencer ao Marquês de Vila Real, sendo os pagamentos também a serem divididos por este, e que por herança foram para os Duques de Caminha.
Ficou nas mãos do Duque até ao ano de 1641, ano em que o Duque foi enforcado por traição e consequentemente os seus bens foram confiscados, uma ação habitual daquele tempo, tendo passado para a casa do Infantado. Foi também beneficiária a Ordem de Cristo, pois obtinha benefícios de rendimentos.
Chegou-se ao século XIX, à primeira metade deste século, em que a casa do Infantado foi extinta e todos os seus bens, rendimentos e foros, entraram para o património nacional.
Nos finais deste século o caminho de ferro aparece, passando pela localidade, o que contribuiu para um aumento populacional. O crescimento tornou-se uma constante, impulsionado por este e aquele acontecimento histórico do País, incluindo a queda da Monarquia e a entrada da República. No início do século XX foram estabelecidos postos de defesa, contra as forças republicanas, em Afife, Âncora e Moledo.
Entretanto Moledo torna-se numa praia de referência nos inícios do século XX ao ser procurada por todo género de pessoas ligadas a todas as classes sociais. Esta procura deve-se principalmente ao elevado grau de iodinização existente na praia.
Atualmente é bastante procurada não só por nacionais como por estrangeiros, devido às condições climatéricas. Como todas as praias do norte sofrem do problema de serem muito ventosas, neste caso beneficia todo o desportista que pratica desportos de vento.
Em 2013 esta freguesia de Moledo foi agregada com a de Cristelo, formando a União de Freguesias de Moledo e Cristelo.
Este ponto está situado na localidade Moledo