A interessante freguesia de Azevedo tem a sua longevidade em cerca de 500 anos, período em que esta e a de Vile formavam uma só com proveniência da então freguesia de São Pedro de Varais, tendo em comum a capela. No território de Azevedo, em 563 da era de Cristo, existia uma povoação chamada de Vale dos Azares, onde também outras terras se incluíam.
No entanto a presença humana não se limitava àquela data. Os vestígios da ocupação humana no território remontam ao tempo dos celtas, ou seja ao ano VI a.C., em que estes ocupavam o alto dos montes. Seguiram-se então os romanos, que igualmente deixaram os seus vestígios como uma estrada secundária.
Este ponto está situado na localidade Azevedo, na freguesia Venade e Azevedo.
(Distância: 147 m E)
Uma igreja com origem numa ermida dedicada a São Tomé, construída no século XVI pela família Azevedo. Em 1621 esta ermida foi sagrada, pelo Arcebispo de Braga, como sendo a Igreja Matriz de Azevedo.
(Distância: 2 km N)
Sem informações históricas, esta capela tem a fachada virada nascente, ao contrário do habitual. Destaca-se a sineira dupla suportada por quatro colunas, formando um corredor de acesso à entrada da sacristia.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km SW)
De data da sua edificação desconhecida, tudo aponta como o mais provável que pertença aos finais do século XII e princípios do XIII. Este pequeno templo religioso está situado no centro do Vale de Âncora, nas encostas da Serra D`Arga.
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km NW)
(Distância: 2 km N)
A Igreja é conhecida também como Santa Eulália, devendo-se este nome à padroeira da aldeia e da igreja, e está indicada nas inquirições de D. Afonso III em 1258, em que pertencia ao Bispado de Tui.
(Distância: 2 km N)
Mais um coreto que, por mais simples que seja, não deixa de ter o seu peso cultural para os seus aldeões. É um símbolo cultural que se situa também no largo António Joaquim Alves da Cruz, junto da Igreja Matriz.
(Distância: 2 km N)
Situado no centro da aldeia de Venade, no Largo António Joaquim Alves da Cruz, o Cruzeiro de Venade está considerado como um dos belos e mais interessantes exemplares do norte do país. Foi construido entre os anos de 1760 e 1790.
(Distância: 2 km N)
Aqui está mais uma instituição que recebe o poder político, poder que representa a aldeia de Venade.