Não é das mais antigas das três, Arga de Baixo, Arga de Cima e esta, contudo também não deixa que a sua antiguidade se perca no tempo, muito pelo contrário reforça a ideia com o maior orgulho. Gente de trabalho, em que a agricultura é a principal ocupação, seguem-se a produção do milho, centeio, batata e outros.
O historia da aldeia, não sendo assim tão antiga, as suas origens remontam à data da fundação do Mosteiro de São João de Arga, tendo este sido fundado no século VII.
Uma aldeia, perdida no tempo e na Serra de Arga, sem um património excetuando o Mosteiro, sem uma grande história, mas a que tem é suficiente para se manterem orgulhosos com a vida simples da agricultura e criação de gado.
Este ponto está situado na localidade Arga de São João, na freguesia Arga (Baixo, Cima e São João).
(Distância: 10 m NE)
O coreto situa-se no ponto mais alto da aldeia, no único largo que ali existe. Ao contrário do habitual, este não se situa ao lado da igreja mas ao lado da Junta de Freguesia. É constituído pela vulgar base hexagonal coberta por telhado.
(Distância: 107 m N)
O lavadouro comunitário sempre foi indispensável para a comunidade, permitindo às mulheres a lavagem da roupa em água canalizada. Situa-se mesmo à entrada da aldeia, da qual a distância com as habitações não é muito grande.
(Distância: 135 m NE)
Um pequeno elemento religioso nesta aldeia, com uma situação como se estivesse a abençoar todas pessoas que ali passem, tanto na saída, como principalmente na entrada da aldeia, situado ao lado do posto dos correios.
(Distância: 2 km SE)
(Distância: 2 km SW)
Não havendo muitas informações sobre a história da Igreja Matriz de Dem, esta foi construída em 1970 por reconstrução de uma capela anterior, ambas dedicadas a São Gonçalo. A nave e a capela-mor, retangulares, são separadas pelo arco triunfal.
(Distância: 2 km SW)
Sendo a mais nova freguesia do concelho, tem no entanto muito património sinal das antigas civilizações que povoaram esta região, marcas que as antigas civilizações deixaram, tendo em conta os topónimos Alto do Crasto e Castro do Germano.
(Distância: 3 km E)
Esta freguesia tem uma pequena história que remonta à segunda metade do século XVI, segundo a referência do Censual do D. Frei Baltasar Limpo. Neste documento a referência é feita a Santa Maria da Ladeira que se identifica com Arga de Baixo.
(Distância: 3 km E)
Uma inscrição numa pilastra da igreja indica a data de 1692, que pode ser a indicação da construção ou de alguma campanha de obras. Destaca-se a sineira terminada em pináculos e numa cruz, e a fachada terminada na sineira vazia, pináculos e a cruz.
(Distância: 3 km E)
Este cemitério da aldeia está situado junto da Igreja Matriz, conforme é habitual nas localidades mais pequenas.
(Distância: 3 km E)
Um elemento fundamental nas aldeias antigas, o coreto está situado junto de uma das entradas da aldeia e junto da Igreja Matriz. Uma planta quadrada em vez do habitual hexagonal, é coberto por um simples telhado suportado por quatro colunas.