Basicamente, os cruzeiros são símbolos religiosos com indicação da proximidade de templos religiosos, quer sejam igrejas ou capelas. Contudo pode-se observar que na região minhota este tipo de elementos religiosos são muitas vezes um pouco diferentes dos restantes.
Uns mais trabalhados que outros, levam por vezes a simplicidade a algo de extraordinário, como acontece com o referido neste texto. Talvez esta simplicidade deste cruzeiro se deva também à sua posição centralizada na rotunda, tendo como pano de fundo a Junta de Freguesia.
No entanto, pela sua aparência está longe de se parecer com um cruzeiro, pelo menos com os que estamos habituados a ver. Neste, se compararmos tudo o que constitui, está desproporcionado relativamente ao crucifixo. Porém, é neste pequeno toque desproporcional que a simplicidade entra, usando simplesmente um crucifixo com uma cobertura, em que ambos se apoiam numa base, estando esta apoiada numa coluna lisa e redonda.
A base retangular apoia-se em três degraus quadrados.
Este ponto está situado na localidade Âncora, na freguesia Âncora.
(Distância: 14 m S)
Âncora, uma freguesia do concelho de Caminha que se situa na margem esquerda do rio com o mesmo nome e com o Oceano Atlântico a oeste, as condições necessárias para uma situação bastante favorável.
(Distância: 288 m N)
A Igreja de Santa Maria de Âncora foi uma construção da segunda metade do século XIV, mais concretamente 1360. Em 1886 viria a sofrer obras de restauro e da construção do cemitério, sendo os anexos provavelmente do século XX.
(Distância: 347 m NE)
(Distância: 503 m NE)
Isolada num meio totalmente rural, a Capela de São Brás é provavelmente original do século XVII. Situada num espaço rodeado por um pequeno muro, destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas, encimada pela sineira.
(Distância: 739 m N)
Este monumento pré-histórico tem a sua data compreendida entre os anos 2000 a 1700 a.C., é o maior e o melhor preservado Monumento Megalítico de todos os quantos identificados até então, no Vale de Âncora.
(Distância: 982 m E)
A ponte foi construída no ano de 1608, no reinado dos Filipes, para substituir uma outra ali existente da era romana, de que restam apenas alguns vestígios. Uma construção em cantaria, formada por um só arco de volta perfeita.
(Distância: 1 km S)
Com origem possivelmente no ano de 1661, pouco mais se sabe da sua história. É constituída por nave e capela-mor retangulares, com a fachada aberta pela porta sobreposta da janela, ambas retangulares.
(Distância: 1 km NE)
De uma data entendida de três mil anos a.C., a mamoa, com quinze metros de diâmetro e dois metros e meio de altura, está parcialmente destruída principalmente pela oficina vizinha, mas também é ela que dá visibilidade à mamoa.
(Distância: 1 km E)
Uma edificação do século XVII, teve grandes modificações nos séculos seguintes. Sendo de arquitetura religiosa barroca, a fachada principal, orientada a poente, termina em empena triangular com a cruz no vértice.
(Distância: 1 km N)
Situado em frente à Capela de São Sebastião, comum em muitas localidades, o Coreto apresenta uma planta hexagonal, estando o gradeamento decorado com liras em cada uma dos lados do polígono.