Reza a história nos documentos mais antigos da localidade que a origem da Igreja Paroquial se situa no século XV. No entanto, as referências históricas, possivelmente com base nas Inquirições Paroquiais, e tal como tantos outros templos da zona, situam-na no ano de 1258, em que a Paróquia se integrava na Diocese de Tui (Espanha). Aí se manteve até ao século XV.
Na primeira metade do século XVI foi transferida para a Diocese de Braga, sendo finalmente em 1977 transferida para a Diocese de Viana do Castelo.
Desenvolvida num plano longitudinal, com a fachada principal orientada para poente, tem uma planta retangular formada por dois corpos de nave e capela-mor.
A fachada, que se delimita por pilastras nos cunhais, remata-se por empena triangular com pináculos de bolbo. A abertura do portal é em moldura reta, contornado por uma cimalha e encimada por pináculos, com o centro formado por aletas e por uma janela lobulada.
À esquerda desta e num plano mais recuado, a torre sineira quadrada só com dois sinos. No mesmo lado o anexo da sacristia comunica-se com a capela-mor.
O interior com o seu ar bem iluminado da luz solar, faz destacar o estilo neoclássico dos dois altares de cada lado, com a Nossa Senhora de Fátima e o Santo António à direita e os da esquerda com o Sagrado Coração de Maria e de Jesus.
Deste lado esquerdo resta um altar, o das Almas ao centro, que se afigura em estilo renascentista, sob a representação da Santíssima Trindade.
A capela-mor, à semelhança da nave, também é privilegiada com o estilo neoclássico, sendo que no século XVIII sofreu sucessivas obras de restauração.
A ladear o altar encontram-se dois santos, também eles do século XVIII, representando S. Paio, o Padroeiro e S. Sebastião.
Este ponto está situado na localidade Moledo, na freguesia Moledo e Cristelo.
(Distância: 176 m W)
Um cruzeiro semelhante a outros da região norte do país, o fuste assenta sobre uma base retangular com diversos relevos em todos os elementos que o compõem, terminando no crucifixo também trabalhado.
(Distância: 360 m NW)
Uma ermida inicial, onde estava a imagem da Nossa Senhora da Piedade, ameaçava ruína. Foi construída em 1700 uma nova capela no seu lugar e criada a nova imagem de Nossa Senhora. Por esta capela ser pequena, foi ampliada para a igreja atual.
(Distância: 899 m W)
Estando Moledo no caminho de Espanha, nada melhor de que esta pequena praia seja abrangida pelo caminho de ferro. De estação em tempos para o apeadeiro na atualidade, com a transformação preferencial do meio de transporte.
(Distância: 994 m N)
A localização da freguesia de Cristelo, entre o rio Minho a norte e o Oceano Atlântico e o Pinhal de Carmarido a oeste, faz que seja considerada como uma das primeiras povoações em toda a Península Ibérica, crendo-se ter sido habitada pelos celtas.
(Distância: 1 km W)
Sobre a praia de Moledo do Minho pouco mais a dizer, convidando-vos a passar por aqui, contudo se estiver um dia ventoso não fujam.
(Distância: 1 km NE)
Não havendo conhecimento da história desta igreja, podemos apenas observar a sua construção em planta longitudinal, sendo a fachada ladeada pela torre sineira dupla, e a decoração do friso sobre a porta principal.
(Distância: 2 km SW)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)
(Distância: 2 km E)