(Distância: 16 m SE)
(Distância: 37 m SW)
(Distância: 65 m S)
(Distância: 122 m NE)
(Distância: 1 km E)
Sendo a mais nova freguesia do concelho, tem no entanto muito património sinal das antigas civilizações que povoaram esta região, marcas que as antigas civilizações deixaram, tendo em conta os topónimos Alto do Crasto e Castro do Germano.
(Distância: 2 km E)
Não havendo muitas informações sobre a história da Igreja Matriz de Dem, esta foi construída em 1970 por reconstrução de uma capela anterior, ambas dedicadas a São Gonçalo. A nave e a capela-mor, retangulares, são separadas pelo arco triunfal.
(Distância: 2 km W)
Uma igreja com origem numa ermida dedicada a São Tomé, construída no século XVI pela família Azevedo. Em 1621 esta ermida foi sagrada, pelo Arcebispo de Braga, como sendo a Igreja Matriz de Azevedo.
(Distância: 2 km W)
A Freguesia de Azevedo tem uma antiguidade de cerca de 500 anos,em que esta e a de Vile formavam uma só com proveniência da então freguesia de São Pedro de Varais. Aqui existiram outras povoações, entre elas a povoação de Vale dos Azares.
(Distância: 3 km N)
Este lugar já estava referenciado nas Inquisições Paroquiais de 1258, através da Igreja Paroquial, por isso, a povoação pode ter o seu início por volta desta data, confirmado pela existência das sepulturas antropomórficas na Igreja Matriz.
(Distância: 3 km NW)
A Igreja é conhecida também como Santa Eulália, devendo-se este nome à padroeira da aldeia e da igreja, e está indicada nas inquirições de D. Afonso III em 1258, em que pertencia ao Bispado de Tui.