Com a situação privilegiada entre os rios Minho e Coura, tem sinais da presença humana no período neolítico, Seixas é referido em 1071, recebe o primeiro foral no século XII e o segundo foral em 1262.

Origem

À semelhança de outras localidades, Seixas goza não só do mesmo rio Minho, como tem o privilégio de receber o rio Coura, estando junto da confluência dos dois rios. O rio Minho está a oeste e o segundo está à sul, sendo a foz deste com o rio Minho no extremo sul da freguesia.

Entrando um pouco na história de Seixas, esta diz-nos que teve início possivelmente no período Neolítico, segundo os vestígios encontrados. Também sobre a toponímia, figura o Lugar de Crasto como existência de um povoado Celta.

Contudo, a existência de Seixas, nos primeiros documentos verídicos, indica o ano de 1071 quando o Rei da Galiza, D. Garcia, doa ao Bispo de Tuy o Couto de Vilar de Mouros, com todas as suas pertenças.

Século XII e o Foral

Em 1156 a história civil de Seixas mistura-se com a história religiosa, quando D. Afonso VII, rei de Castela e Leão, confirma a divisão da Igreja, em que Seixas seria mencionada como pertença do Bispado de Tuy.

Entretanto Seixas recebe a primeira carta foral, atribuída por D. Afonso Henriques, acreditando-se que por infortúnio fosse destruída no incêndio. No entanto, durante o reinado Afonso III foi-lhe concedido um segundo foral, decorria o ano de 1262.

Localização

Este ponto está situado na localidade Seixas, na freguesia Seixas.

Coordenadas GPS: N 41 53.780' W 008 49.097'  (41.89633, -8.81828)
,

Os 10 pontos de interesse mais próximos


Coreto de Seixas

Coreto de Seixas - Visitar Portugal

(Distância: 33 m E)
De uma beleza singular, apresenta uma planta hexagonal em guarda de ferro, seis colunas de ferro unidas em cima por um friso também de ferro, tudo terminado com uma lira.

Capela de São Bento

Capela de São Bento - Visitar Portugal

(Distância: 43 m SW)
A Capela de São Bento tem neste santo o culto e a devoção. Situa-se num espaço ajardinado à esquerda da estrada nacional nº 13 no sentido de Caminha.

Cruzeiro de Seixas

Cruzeiro de Seixas - Visitar Portugal

(Distância: 45 m SW)
O Cruzeiro, situado em frente da Capela de São Bento, ergue-se num soco de quatro degraus hexagonais, uma base quadrangular e um outro bloco de pedra com motivos iguais nos quatro lados.

Igreja Matriz de São Pedro

Igreja Matriz de São Pedro - Visitar Portugal

(Distância: 316 m NE)
Nas Inquirições, e sendo esta igreja um pouco mais velha que a maior parte dos outros templos, aponta para o ano de 1156 como ano de construção, mas sem uma certeza. Destaca-se na igreja a fachada decorada.

Cais Fluvial de Seixas

Cais Fluvial de Seixas - Visitar Portugal

(Distância: 651 m NE)
O cais, junto do rio Minho, com toda a paisagem e toda a área envolvente, convida-nos a caminhar ao longo do rio e pela ciclovia, e no final podemos descansar num daqueles bares a admirar a calma do rio.

Cruzeiro da Capela de São Sebastião

Cruzeiro da Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 746 m NE)
Este Cruzeiro, que se ergue em frente à Capela de São Sebastião, é um modelo mais simples em comparação com outros cruzeiros que temos visto no Minho, mas não deixa de ser interessante pela imagem ali recortada.

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião - Visitar Portugal

(Distância: 749 m NE)
Esta capela situa-se entre a margem do rio Minho e a zona urbana de Seixas, sem qualquer dado cronológico ou documental. A sua construção em pedra, com as aberturas limitadas pela porta e um pequeno postigo, poderá situá-la na Idade Média.

Capela do Senhor dos Passos

Capela do Senhor dos Passos - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Capela também considerada como Igreja Nova, está situada na entradas norte da aldeia, desde o século XVIII, uma construção barroca de planta retangular, formada por uma nave e capela-mor.

Igreja Paroquial de Santa Eulália

Igreja Paroquial de Santa Eulália - Visitar Portugal

(Distância: 2 km SE)
Igreja dedicada a Santa Eulália, é uma construção do século XVI possivelmente obra do mestre Francisco Lourenço, com remodelações nos séculos seguintes. Destaca-se a grande torre sineira sobre a fachada principal.

Capela de São Brás

Capela de São Brás - Visitar Portugal

(Distância: 2 km E)
Pequena, simples, quase isolada, não existe qualquer informação histórica ou cronológica sobre esta capela situada a menos de 40 metros da Igreja Paroquial. Como aberturas existe a porta na fachada frontal e janelas nas laterais.

gif