A existência e a visibilidade deste monumento pré-histórico deve-se à oficina que está ao seu lado. É verdade que os estragos feitos por ela foram bastantes, como também é verdade que se a oficina não existisse ali dificilmente se descobriria a Mamoa, mesmo que estivesse completa.
Entretanto o que resta da Mamoa poderia estar um pouco melhor conservado, ou talvez uma melhor limpeza da vegetação para melhor reconhecimento da mesma. O que dá a entender, pelo pequeno monte, é a cavidade onde depositam os restos mortais, faltando apenas o corredor, ou parte dele.
De uma data entendida de três mil anos a.C., a Mamoa é descrita com as medidas de quinze metros de diâmetro e dois metros e meio de altura.
Está classificada como Imóvel de Interesse Público desde o ano de 1990
Este ponto está situado na localidade Vile, na freguesia Vile.
(Distância: 604 m S)
A ponte foi construída no ano de 1608, no reinado dos Filipes, para substituir uma outra ali existente da era romana, de que restam apenas alguns vestígios. Uma construção em cantaria, formada por um só arco de volta perfeita.
(Distância: 636 m SW)
Isolada num meio totalmente rural, a Capela de São Brás é provavelmente original do século XVII. Situada num espaço rodeado por um pequeno muro, destaca-se a fachada aberta pela porta e duas janelas, encimada pela sineira.
(Distância: 637 m NE)
Sem mais informações além das Inquirições Paroquiais, nos meados do século XVII a paróquia autonomiza-se da paróquia de São Pedro de Varães, tendo possivelmente realizado neste momento a construção da igreja para a freguesia de Vile.
(Distância: 707 m NW)
A única informação existente sobre esta igreja dedicada a Santa Marinha é referida nas Inquirições Paroquiais em 1258, havendo a hipótese de ser mais antiga. É formada por nave e capela-mor com capelas laterais.
(Distância: 765 m S)
Uma edificação do século XVII, teve grandes modificações nos séculos seguintes. Sendo de arquitetura religiosa barroca, a fachada principal, orientada a poente, termina em empena triangular com a cruz no vértice.
(Distância: 775 m W)
Este monumento pré-histórico tem a sua data compreendida entre os anos 2000 a 1700 a.C., é o maior e o melhor preservado Monumento Megalítico de todos os quantos identificados até então, no Vale de Âncora.
(Distância: 793 m SW)
(Distância: 796 m NE)
Um lavadouro comunitário dos poucos que ainda persistem, recuperado e melhorado recentemente, destinado aos populares que preferem um tanque em pedra, na certeza de que, no seu entender, a roupa fica melhor lavada.
(Distância: 868 m NE)
Como em muitos outros casos desta região, as informações que existem sobre Vile baseiam-se nas Inquirições Paroquiais de 1258, segundo a qual fazia parte da paróquia de São Pedro de Varais em conjunto com a sua vizinha Azevedo.
(Distância: 963 m W)
A Igreja de Santa Maria de Âncora foi uma construção da segunda metade do século XIV, mais concretamente 1360. Em 1886 viria a sofrer obras de restauro e da construção do cemitério, sendo os anexos provavelmente do século XX.