Como o título indica, o Monte Calvário é o ponto mais alto da piscatória Vila Praia de Âncora, com condições fantásticas e dominantes na vista sobre o Vale de Âncora, sobre a Vila e sobre o rio Coura a desaguar calmamente no Atlântico. Este é o verdadeiro ex-libris de Vila Praia de Âncora. É a união entre a natureza e o testemunho de Fé, que caminham juntos neste local.
A história começou em 1904 quando alguns ancorenses resolveram interessar-se pelo monte, dando uma nova vida ao monte que estava a "cair", com a sua degradação da Capela de então e da Via-Sacra. Estes ancorenses levaram a cabo peditórios pelas freguesias do Vale de Âncora e pelas comunidades de emigrantes.
Então aos poucos a imagem do Monte Calvário foi mudando, a começar pelo monumental escadório com a Via Sacra, que se deu por concluído em 1911, seguindo-se a construção do adro da Capela, igualmente a recuperação da Capelinha, estava-se já no ano de 1926.
Entretanto os tempos iam passando, as vontades também, e o Monte ia sendo renovado com melhoramentos e remodelações, como por exemplo as transferências dos cruzeiros de Bulhente e do Roque, a construção da gruta de Nossa Senhora de Lourdes, o monumento ao Imaculado Coração de Maria.
Foram ainda criados espaços necessários como as infraestruturas sanitárias, o parque de estacionamento, a área de piqueniques, o espaço de lazer, o espaço infantil, calcetamento, iluminação, em resumo uma intervenção fantástica no Monte do Calvário que termina no miradouro, com os nossos olhos a observarem tanta beleza.
Mais recentemente, e tomando o exemplo de outros locais portugueses semelhantes, foi construído o Baloiço Panorâmico do Amor, para as fotos da praxe dos casais que visitam o local.
Este ponto está situado na localidade Vila Praia de Âncora, na freguesia Vila Praia de Âncora.
(Distância: 54 m S)
A Capela de Nossa Senhora de Lourdes faz parte do conjunto de construções do Monte Calvário. No interior foi criada uma gruta que representa a Aparição de Nossa Senhora a Santa Bernadette Soubirous, em Lourdes, França, em 1858.
(Distância: 55 m SW)
Um baloiço panorâmico de grande dimensão, para as fotos românticas de praxe dos casais, num local com uma vista espetacular sobre Vila Praia de Âncora e toda a costa, situado no Monte Calvário e junto da escadaria para a Capela de Nossa Senhora de Lourdes.
(Distância: 71 m S)
Este miradouro, no topo do Monte Calvário, construído em 1951, está situado em frente ao escadório da Capela de Nossa Senhora de Lurdes. É um local privilegiado sobre a Vila Praia de Âncora e sobre toda a costa marítima naquela região.
(Distância: 90 m SE)
Um anfiteatro ao ar livre, local para atuações de grupos de teatro, musicais ou outros, situado no conjunto de construções do Monte Calvário e num local com uma vista espetacular sobre a costa e a Vila Praia de Âncora.
(Distância: 126 m S)
Um parque de divertimentos para os mais jovens, situado a poucos metros da Capela do Calvário, mesmo ao lado do Parque de Merendas e integrado no conjunto de construções do Monte Calvário.
(Distância: 135 m S)
Um parque de merendas localizado no conjunto de construções do Monte Calvário e a poucos metros da Capela do Calvário. Ao lado do parque de merendas existe um parque infantil, um espaço de divertimento para os mais novos.
(Distância: 140 m S)
A pequena Capela do Calvário faz parte do conjunto do Monte Calvário, sendo uma construção de 1903. Da base do monte até à capela foi construída, entre 1904 e 1911, uma escadaria com as estações da Via Sacra.
(Distância: 333 m S)
Localizada num pequeno morro elevado relativamente à estrada, é uma capela possivelmente de 1676 mas com modificações em 1790 e no século XIX. Destaca-se o púlpito numa estrutura maneirista coberta por domo.
(Distância: 346 m S)
Situado em frente à Capela de São Sebastião, comum em muitas localidades, o Coreto apresenta uma planta hexagonal, estando o gradeamento decorado com liras em cada uma dos lados do polígono.
(Distância: 656 m SW)
A freguesia de Vila Praia de Âncora está referenciada na documentação do século X, mas a ocupação humana remonta ao Neolítico e à Cultura Castreja da Idade do Ferro. Manteve a denominação de Gontinhães até 1924.