×
Pontos de Interesse no Concelho de Caminha
Igreja de Santa Marinha de Argela (Argela)
Este templo, Igreja de Santa Marinha de Agrela, é referido nas Inquirições de 1258, não havendo outras informações históricas. Salienta-se a torre sineira quadrada, com quatro sinos, anexada a sul da fachada e em plano recuado.
Igreja Matriz de Arga de Baixo (Arga de Baixo)
Uma inscrição numa pilastra da igreja indica a data de 1692, que pode ser a indicação da construção ou de alguma campanha de obras. Destaca-se a sineira terminada em pináculos e numa cruz, e a fachada terminada na sineira vazia, pináculos e a cruz.
Igreja Matriz de Arga de Cima (Arga de Cima)
Segundo as Memórias Paroquiais, este templo do século XVIII é referenciado como pertencente ao Convento de Santa Ana de Viana do Castelo. Destaca-se a torre sineira adossada à esquerda da fachada da capela.
Igreja Matriz de Azevedo (Azevedo)
Uma igreja com origem numa ermida dedicada a São Tomé, construída no século XVI pela família Azevedo. Em 1621 esta ermida foi sagrada, pelo Arcebispo de Braga, como sendo a Igreja Matriz de Azevedo.
Igreja Matriz de Caminha (Caminha)
A Igreja Matriz de Caminha tem como seu orago e consequentemente o nome desta, de Nossa Senhora de Assunção. Situada no interior da cerca medieval, foi edificada sobre vestígios de uma primitiva capela românica.
Igreja Matriz de São Martinho (Lanhelas)
Não havendo mais informações sobre esta igreja, esta data possivelmente do século XIX mas há vestígios de uma estrutura anterior de outro templo do século XVII. O início pode ser anterior, uma vez que a paróquia já existia no século XIII.
Igreja Matriz de São Pedro (Seixas)
Nas Inquirições, e sendo esta igreja um pouco mais velha que a maior parte dos outros templos, aponta para o ano de 1156 como ano de construção, mas sem uma certeza. Destaca-se na igreja a fachada decorada.
Igreja Matriz de Vile (Vile)
Sem mais informações além das Inquirições Paroquiais, nos meados do século XVII a paróquia autonomiza-se da paróquia de São Pedro de Varães, tendo possivelmente realizado neste momento a construção da igreja para a freguesia de Vile.
Igreja Paroquial de Cristelo (Cristelo)
Não havendo conhecimento da história desta igreja, podemos apenas observar a sua construção em planta longitudinal, sendo a fachada ladeada pela torre sineira dupla, e a decoração do friso sobre a porta principal.
Igreja Paroquial de Dem (Dem)
Não havendo muitas informações sobre a história da Igreja Matriz de Dem, esta foi construída em 1970 por reconstrução de uma capela anterior, ambas dedicadas a São Gonçalo. A nave e a capela-mor, retangulares, são separadas pelo arco triunfal.